O tabuleiro eleitoral pelo Centro Administrativo Leopoldo Petry pode ganhar uma nova peça. O deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos), um dos principais nomes do chamado “frentão” de oposição à sucessão da prefeita Fatima Daudt (MDB), anunciará na próxima segunda-feira (22) se vai concorrer a prefeito de Novo Hamburgo nas eleições municipais, que acontecem em outubro deste ano.
FIQUE POR DENTRO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Em entrevista ao programa Ponto e Contraponto, da Rádio ABC 103.3 FM, comandado por Anderson Dilkin na manhã desta sexta-feira (19), ele afirmou que a possibilidade existe. “Quem não gostaria de ser prefeito da cidade do seu coração?”, questionou o parlamentar ao ser indagado sobre sua posição no pleito.
O deputado, confirmado pelo Republicanos ainda em 2023 como pré-candidato ao Executivo, chegou a lançar a pré-candidatura, mas no início deste ano mudou a postura, sem falar claramente se era ou não candidato.
“Eu tenho uma missão a cumprir na Assembleia, mas é óbvio que Novo Hamburgo mora no meu coração, é a cidade onde resido, onde vou passar o resto da minha vida. É uma decisão muito importante que vou tomar”, disse. “Segunda-feira [22 de julho], nós faremos o anúncio sobre esses detalhes”, completou.
Caso confirmada a participação de Zucco, a decisão ainda tem caráter provisório, visto que precisa ser chancelada durante a convenção do partido. O evento está marcado para o sábado da próxima semana, dia 27 de julho.
Mas ainda dá tempo?
A legislação não determina que os parlamentares deixem seus cargos para disputar as prefeituras, mas eles podem se afastar facultativamente. Nesse caso, a composição da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pode ser alterada, com o ingresso de suplentes. Ou seja, não há impedimento legal para o parlamentar entrar na disputa pelo Centro Administrativo Leopoldo Petry.
Zucco ficou em segundo na disputa de 2020
Pelo Republicanos, Zucco disputou a prefeitura de Novo Hamburgo em 2020, quando ficou em segundo lugar, com 26.095 votos (22,98% dos votos no total). Na ocasião, a prefeita Fatima Daudt (MDB) foi reeleita com 45,33% dos votos válidos.
Fora da disputa, Fatima apoia a pré-candidatura da ex-prefeita de Dois Irmãos Tânia Terezinha da Silva para a sucessão emedebista.
LEIA TAMBÉM