Passado o período de convenções partidárias, estão definidos os candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito. Em Gramado, na Serra gaúcha, são quatro concorrentes ao Executivo.
Confira abaixo quem são e um pouco sobre a trajetória política dos prefeituráveis em 2024
Prefeito: Coronel Carvalho (PL)
Vice: Luci Lodemkamper (PL)
Coligação: PL
Eduardo Carvalho (Coronel Carvalho), 52 anos, tem mais de 25 anos de experiência em áreas de gestão e planejamento estratégico. Natural de Uruguaiana, serviu ao Exército Brasileiro como oficial e se formou na Academia Militar das Agulhas Negras. Ele possui MBA em Gestão Empresarial e Gestão Avançada, especialização em Comunicação e mestrado em Educação Física e em Operações Militares.
Na experiência profissional, cita a gestão de grande empresa no setor de saúde suplementar, criação de centro de excelência esportiva, docência de curso de pós-graduação e graduação, chefia de curso de formação de oficiais do Exército, gestão de clube esportivo e organização de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos Rio 2016.
É casado há 25 anos com Andréa, pai da Maria Eduarda e do João Guilherme.
Prefeito: Julio Dorneles (PT)
Vice: Terezinha Urbano (PCdoB)*
Coligação: PCdoB e PT (Federação Brasil da Esperança)
Julio Dorneles, 53 anos, é doutorando em Ambiente e Desenvolvimento e mestre em Desenvolvimento Regional. Também é professor, consultor e especialista em Administração Pública pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É graduado em Teologia e licenciado em História pela Unisinos.
Atualmente, Julio é secretário de Saúde de São Leopoldo, mas já atuou como secretário da Administração de Gramado, entre 2017 e 2020, e secretário da Fazenda de Parobé. Ele já foi diretor técnico da Corsan, diretor executivo do Consórcio Público de Saneamento Básico Bacia Hidrográfica Rio dos Sinos (Pró-Sinos) e diretor administrativo do Hospital Municipal São Camilo, em Esteio.
*Gilnei Benetti (PT) desistiu de concorrer a vice-prefeito e foi substituído por Terezinha Urbano na chapa com Julio Dorneles.
Prefeito: Nestor Tissot (PP)
Vice: Luia Barbacovi (PP)
Coligação: Podemos, PP, PSD, Republicanos e União Brasil
Nestor Tissot é natural de Gramado, tem 65 anos, é casado com Jandira Wiltgen Tissot e tem duas filhas. É o atual prefeito da cidade. Cursou Administração de Empresas e fez parte do Curso de Economia, da Faculdade de Taquara – Faccat.
Ligado às causas comunitárias, atividades sociais e esportivas, tornou-se uma pessoa conhecida pela sua luta por melhoria na qualidade de vida da comunidade. Concorreu ao cargo de vereador nas eleições 1992, início da sua trajetória política, sendo eleito como o mais votado. Em 1996 concorreu novamente a vereador, elegendo-se em 2º lugar.
Em 2000, concorreu ao cargo de vice-prefeito, junto com Pedro Henrique Bertolucci, elegendo-se. Em 2004, foram reeleitos. Em 2009, foi eleito prefeito de Gramado, com mandato até dezembro de 2012, sendo reeleito em 2013.
Prefeito: Renan Sartori (MDB)
Vice: Lauro Lovatto (MDB)
Coligação: MDB
Renan Sartori tem 37 anos e é educador físico formado pelo IPA, de Porto Alegre, além de empresário do setor de academias. Casado com Maya Carpes, é pai de Sofia. É vereador do MDB em segundo mandato. Em 2022, foi presidente da Câmara de Vereadores, onde comandou o debate e a aprovação do novo Plano Diretor, considerado o projeto mais importante dos últimos 10 anos.
LEIA TAMBÉM