Passado o período de convenções partidárias, estão definidos os candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito. Em Canela, na Serra gaúcha, são cinco concorrentes ao Executivo.
Confira abaixo quem são e um pouco sobre a trajetória política dos prefeituráveis em 2024.
Prefeito: Andrei Mendes de Andrades (PCdoB)
Vice: Julio Nogueira (PT)
Coligação: PCdoB, PT e PV (Federação Brasil da Esperança)
Andrei Mendes tem 39 anos, é o atual presidente do PC do B. É formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (Campus da Região das Hortênsias) e veio com os pais do sudoeste do Paraná para a Serra gaúcha aos seis anos de idade. É casado e atua como advogado trabalhista junto a entidades sindicais.
Residiu em Gramado onde trabalhou no setor da gastronomia por mais de 15 anos, foi garçom e responsável pelo restaurante enquanto cursava a faculdade. A partir de 2013, já morando em Canela, passou a exercer a advocacia.
Prefeita: Enfermeira Cristina (PP)
Vice: Moisés de Souza (PP)
Coligação: Novo e PP
Cristina Moura (Enfermeira Cristina) é enfermeira, trabalha há quase 12 anos no serviço público de Canela, na UBS Central. Possui licenciatura e bacharelado em Enfermagem e Pedagogia, além de pós-graduações em Saúde Pública, Psicopedagogia, Enfermagem do Trabalho, Educação Permanente em Saúde e Estomaterapia. Ela também é mestranda em Saúde Pública.
Prefeito: Erni Schäfer (PL)
Vice: Carmem Cramer (PL)
Coligação: PL
Erni é empresário da construção civil e atuou por 24 anos em uma indústria moveleira de Gramado. Na política, já foi presidente do PP e concorreu a prefeito pela legenda em 2016, participando, também, das campanhas eleitorais e criação de planos de governo. Erni frisa que nunca esteve à frente de um cargo político. Foi presidente voluntário do Hospital de Caridade de Canela por nove anos, oportunidade em que conheceu a candidata a vice, Carmem.
Prefeito: Gilberto Cezar (PSDB)
Vice: Tolão (PDT)
Coligação: Cidadania, PDT, Podemos, PSDB, Republicanos e União Brasil
Gilberto Cezar é advogado graduado pela Universidade de Caxias do Sul. Na administração pública, trabalhou na coordenação do programa A Nota é Minha. Em 2012, foi o vereador mais votado de Canela. Presidiu a Câmara de Vereadores no período 2015-2016. Na eleição de 2016, se elegeu vice-prefeito do município, sendo reeleito quatro anos depois. Em 2018, ficou na suplência de deputado estadual. Foi subchefe da casa civil do estado do Rio Grande do Sul entre 2023 e 2024.
Prefeito: Marcelo Savi (MDB)
Vice: Luciano Melo (MDB)
Coligação: MDB e PSD
O canelense Marcelo Vargas Savi tem 43 anos. É casado, pai de três filhos, professor de História, e conhecida liderança comunitária do bairro Canelinha. Concorreu a vereador pela primeira vez em 2016, tendo sido eleito. Foi reeleito em 2020, sendo o vereador mais votado da história de Canela com 1.348 votos. Foi presidente da Câmara de Vereadores no período 2019/2020. Na gestão de Constantino Orsolin, ocupou três secretarias: Governo, Turismo e Obras. Em 2021, quando esteve a frente do Turismo, foi o responsável por comandar o Sonho de Natal. Neste ano, Marcelo concorre pela primeira vez ao cargo de prefeito.
LEIA TAMBÉM