A votação para eleger prefeitos e vereadores segue até às 17 horas deste domingo (6) em todo o País. Na região, algumas cidades registraram uma manhã tranquila, enquanto em outros locais houve denúncias de boca de urna, além de problemas em urnas eletrônicas e alterações no acesso às seções eleitorais.
CONFIRA: ELEIÇÕES: Um resumão de tudo o que é necessário saber para este domingo de votação
Em Canoas, o Colégio La Salle passou a abrigar duas grandes escolas de votação da área atingida pelas cheias: as escolas Bento Gonçalves e Victor Hugo Ludwig. Os eleitores se concentraram em frente ao colégio, porém a orientação na hora foi para que todos se deslocassem aos fundos da escola.
Também em Canoas, houve a denúncia de boca de urna. O Ministério Público acionou a Brigada Militar na Escola Estadual São Francisco de Assis, no bairro Mathias Velho. Conforme a denúncia passada pelo Ministério Público, assessores ligados a um vereador da cidade teriam praticado boca de urna no local. Os policiais informaram que o homem, que estava com a bandeira de um partido, deixou o local ao ser avistado. Ninguém foi detido e a votação seguiu normalmente.
No município de São Leopoldo também houve alteração envolvendo a Escola Villa Lobos, no Centro. Alguns eleitores estiveram no local logo cedo e se depararam com a faixa indicando o novo local de votação: o Instituto Estadual de Educação Pedrinho Schneider.
A cidade de Dois Irmãos registra problemas no sistema de biometria. Na Escola Affonso Wolff, duas seções tiveram problemas na biometria pela manhã. A seção 122 teve o problema resolvido, mas a seção de número 107 segue na mesma situação. Na 107, ainda há fila de espera no início desta tarde e a presidente da seção informou que a urna já foi reiniciada sete vezes.
Antes mesmo de abrir o local de votação, havia fila em alguns locais de Novo Hamburgo, como na Escola Darcy Borges de Castilhos, no bairro Liberdade e na Escola Senador Salgado Filho, no bairro Canudos. Na Senador Salgado Filho a fila era de cerca de 300 pessoas.
Na Escola Oswaldo Cruz, na Rua Bento Gonçalves, também em Novo Hamburgo, a manhã de votação foi tranquila, sem filas expressivas e sem intercorrências com urnas e mesários, conforme a administração do prédio. Mas, neste ano, houve mudança no local de seções eleitorais que funcionam no colégio. O salão principal foi fechado e a votação ocorre nas salas de aula com acesso direto ao pátio da escola. O elevador do colégio está funcionando.
Em relação ao trânsito de Novo Hamburgo, é preciso estar atento na Rua Marcílio Dias, próximo ao Cartório Eleitoral. A rua está com acesso bloqueado.
A alteração na via é na direção bairro-centro, para quem quer acessar a área central da cidade. A mudança é para garantir a logística na atuação do Cartório Eleitoral. Uma das opções, conforme a Guarda Municipal, é descer pela Rua Silveira Martins, também no Centro.
VEJA ESSA: ELEIÇÕES: É possível justificar ausência neste domingo? Confira regras e prazo
Veja situação em outras cidades:
O Colégio Estadual 12 de Maio, em Três Coroas, ficou movimentado na manhã deste domingo (6) de eleições. Na escola, votam cerca de 4 mil eleitores. A polícia civil precisou ser acionada por conta de carros adesivados que estavam estacionados no perímetro de votação. A mesma situação foi flagrada em uma escola de Campo Bom. A permanência dos carros só é permitida durante o tempo de votação do eleitor (condutor ou passageiro do veículo).
Já na escola Escola Estadual Guianuba, em Sapucaia do Sul, a votação ocorreu de forma tranquila na manhã deste domingo (6).
Em Igrejinha, a votação fluiu bem. De acordo com o Cartório Eleitoral do município, a única intercorrência foi logo nos primeiros minutos do pleito, quando faltou energia elétrica na EMEF Machado de Assis, no bairro 15 de Novembro. A situação foi resolvida cerca de 10 minutos depois.
LEIA TAMBÉM