Na reta final do período de campanha, as eleições municipais de 2024 registram mudanças de candidatos para o cargo de vice-prefeito em três cidades da região. As substituições ocorreram dentro do prazo limite para realizar o registro de candidatura por substituição de postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, determinado pela Justiça Eleitoral. O período encerrou na segunda-feira (16) — 20 dias antes do primeiro turno das eleições.
O prazo do dia 16, no entanto, só é inválido no caso de falecimento de candidatos. Em casos como esse, a substituição poderá ser efetivada após esta data.
Alteração
O caso mais recente ocorreu no dia 15 de setembro, em Igrejinha, no Vale do Paranhana. O atual vice-prefeito, Joãozinho Lopes (PSB), que concorria na chapa encabeçada pelo prefeito da cidade, Leandro Hörlle (PP), repetindo a dobradinha de 2024 na busca pela reeleição, desistiu da candidatura.
A decisão ocorreu após a divulgação de supostas denúncias de assédio envolvendo o candidato. Na mudança de composição da chapa, o ex-secretário municipal de Turismo e Cultura Juliano Müller (PSB), que concorria a vereador, foi alçado à condição de candidato a vice-prefeito.
Outros casos
No dia 18 de agosto, dois dias após o início da campanha, os eleitores da cidade de Picada Café, na Encosta da Serra, foram pegos de surpresa com a notícia da renúncia da candidata a vice-prefeita Ana Rita (PDT). Agente Comunitária de Saúde no município, ela tentava pela primeira vez um cargo eletivo na chapa pura encabeçada por Neco Linck. O ex-vereador Felipe Dieter (PDT) substitui Ana Rita.
Na mesma semana, o candidato à Prefeitura de Estância Velha, Alessandro Gil (PSB), anunciou a mudança de candidata para o cargo de vice-prefeito na chapa. Em nota, Gil explicou que o candidato inicial, Bispo Omar Silva (PSB), renunciou ao cargo de vice-prefeito para concorrer à vereança. Quem assume a vaga é Luis Fernando, do mesmo partido.
“O Bispo Omar oferece ao Legislativo uma alternativa com grande experiência no apoio a empreendedores, ONGs e líder comunitário. E a soma de Luis Fernando à chapa, com visão de mundo de quem trabalhou também na Itália, Índia e China, foi fenomenal para o PSB”, diz o documento.
LEIA TAMBÉM