PLEITO DE OUTUBRO

ELEIÇÕES: Como descobrir se fui selecionado para ser mesário? Conheça funções e benefícios

Mais de 2 milhões vão trabalhar nas eleições de outubro no País. Voluntários podem se inscrever de forma on-line

Publicado em: 12/08/2024 03:00
Última atualização: 13/08/2024 12:00

A convocação dos mesários que vão atuar nas eleições municipais deste ano terminou na última semana. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2 milhões de pessoas devem trabalhar na função durante o pleito.


Mesários são convocados para as eleições municipais Foto: TRE-RS

Os cidadãos selecionados vão compor as mesas receptoras de votos e justificativas e as juntas eleitorais. Além disto, eles controlam o fluxo de pessoas na seção, as filas e conferem os documentos dos eleitores no caderno de votação. Ainda é de responsabilidade deles fazer um relatório do dia na chamada ata de votação, com todas as ocorrências observadas ao longo da votação.

LEIA TAMBÉM: Sensação térmica muito abaixo de zero marca o amanhecer de segunda-feira no RS 

Você pode conferir os nomes dos convocados no Rio Grande do Sul, por cidade, acessando o site. Clique aqui e confira a lista completa!

Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS) mostram que 2.204 moradores de Novo Hamburgo foram convocados para atuar nas duas zonas eleitorais durante o pleito, divididos entre os 55 locais de votação, com um total de 551 seções eleitorais. Deste número, 70% se candidataram voluntariamente para o serviço.

Os convocados têm cinco dias a partir da data da convocação para aceitar ou contestar o chamamento. Segundo o TRE-RS, este ano a convocação foi realizada por WhatsApp, e-mail ou via Correios.

Porém, junto com o chamamento, os mesários são informados sobre os prazos para concluir as etapas, já que o cronograma depende de cada TRE. "Neste ano o treinamento dos nossos mesários ocorrerá pelo aplicativo Mesários, que pode ser acessado desde o dia 5 de agosto", explica a servidora da 172ª Zona Eleitoral, Luana Beuren.

Segundo a legislação, qualquer eleitor pode ser convocado, mas o Tribunal prioriza a convocação de quem já trabalhou em outra eleição ou se inscreveu de forma voluntária.

Sabendo que muitos convocados não comparecem ou solicitam liberação da função, já existe campanha para atrair voluntários. "Como existem pedidos de dispensa, quando deferido, precisamos substituí-los. Por isso fazemos um apelo pra se voluntariarem", solicita Luana.

Consultando a lista

Se você se inscreveu para ser mesário ou para fornecer apoio logístico à votação e ao teste de integridade das urnas eletrônicas, é hora de conferir se foi convocado. Acesse o site estat.tre-rs.jus.br/mesarios. No canto direito da tela aparece a opção Consultar listagem. Em nova tela é só fazer a busca pela cidade desejada. A lista também informa a função que a pessoa irá exercer.

Como ser um mesário voluntário

Quem quiser se candidatar a mesário pode se cadastrar diretamente no Portal do Mesário Voluntário (www.justicaeleitoral.jus.br/eleicoes/mesario/) e preencher o formulário. Se preferir, também é possível comparecer ao cartório eleitoral e manifestar interesse. O eleitor precisa estar legalizado com a Justiça Eleitoral e ter mais de 18 anos.

O mesário, seja ele voluntário ou convocado, não é remunerado, mas tem os seguintes benefícios assegurados:

• Dois dias de folga por cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem perder o salário. Importante: as folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que o mesário trabalhava na época da eleição;

• Auxílio-alimentação de R$ 60 para cada um dos convocados;

• Preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital).

• Pode servir de horas complementares para alguns cursos universitários.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas