ÚLTIMOS DIAS

ELEIÇÕES: Cartórios eleitorais terão plantão neste feriado do Dia do Trabalho; saiba mais

Prazo para alistamento, transferências e regularização da situação eleitoral termina na semana que vem

Publicado em: 30/04/2024 14:43
Última atualização: 30/04/2024 18:11

Todas as zonas eleitorais do Rio Grande do Sul terão expediente em regime de plantão nesta quarta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho. O objetivo é atender o eleitor que está com alguma pendência para que ele esteja apto a votar no pleito de 6 de outubro. Os horários dependem de cada local e, em algumas unidades, além dos atendimentos agendados, é possível fazer encaixes.


Prazo para alistamento, tranferências e regularização da situação eleitoral termina na semana que vem Foto: Eduardo Amaral/GES Especial

O prazo para fazer a regularização encerra no dia 8 de maio, data que marca o fechamento do cadastro e o prazo final para alistamentos, transferências e regularização da situação eleitoral.

Horário ampliado

Em Novo Hamburgo, o cartório vai funcionar das 12 às 17 horas. Para ser atendido é necessário fazer agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-rs.jus.br).

Além do plantão, o atendimento de terça (7) e quarta (8) será estendido em três horas e o número de servidores será ampliado. "Além da ampliação do horário, a central de atendimento ao eleitor terá acréscimo de três servidores, de cinco para oito. Tudo isso para agilizar o processo", adianta o chefe de cartório da 172ª Zona Eleitoral, em Novo Hamburgo, Edson Marchi.

Conforme levantamento do TRE-RS, houve um aumento significativo na procura pelos serviços para as duas zonas eleitorais do município (172ª e 76ª zona eleitoral) nas últimas semanas.

Entre os dias 12 e 25 de abril 209 pessoas procuraram a Justiça Eleitoral para fazer o alistamento - jovens de 15 anos, que completem 16 anos, idade mínima para votar, até 6 de outubro podem emitir o título. No mesmo período, 312 eleitores pediram para alterar seus dados cadastrais - como nome, endereço e local de votação. Outras 208 pessoas pediram para mudar a cidade ou o estado onde votam.

"Nosso apelo fica mais uma vez para que as pessoas aproveitem a ampliação do atendimento e venham, para que não peguem aquelas filas e aglomerações que fatalmente ocorrerão nos últimos dias", convida Marchi.

Horários pela região na quarta-feira (1º)

Sapiranga
No feriado de 1º maio, a 131ª Zona Eleitoral de Sapiranga informou que haverá atendimento do meio dia às 17h por agendamendo e por ordem de chegada. “Três servidores estarão de plantão neste feriado. Estamos empenhados em garantir que o maior número possível de pessoas faça a regularização eleitoral antes do fechamento do cadastro”, comentou a assistente de cartório da 131ª Zona Eleitoral, Ana Paula da Silva. O cartório, que costuma ter um movimento diário de aproximadamente 95 pessoas, estima atender aproximadamente 300 eleitores no feriado. O cartório eleitoral de Sapiranga fica na Avenida 20 de Setembro, 4370, no centro da cidade.

Estância Velha
Haverá atendimento especial das 10h às 15 horas para alterar dados, transferir ou tirar a primeira via do título. Na unidade que é referência para os municípios de Ivoti, Presidente Lucena e Lindolfo Collor, a projeção é atender entre 100 e 120 pessoas. O cartório está localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 130, sala 2.

Dois Irmãos
O Cartório estará aberto das 14h às 19h no dia 1º de maio, feriado de Dia do Trabalhador. Nos demais dias, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. A unidade fica na Avenida São Miguel, 350, Centro.

Montenegro
O atendimento ao eleitor na 31ª Zona Eleitoral de Montenegro será do meio-dia às 17 horas, limitado a 60 pessoas e realizado mediante prévio agendamento. O cartório está localizado na Rua Bruno de Andrade, 1.809 , bairro Timbaúva.

Canoas
O atendimento ocorre das 12h às 17h na sede do cartório (Rua Guilherme Schell, 6080, Centro).

Documentação


Seja para tirar o título, regularizar a situação ou transferir o domicílio eleitoral, o interessado deve apresentar os seguintes documentos:

-Documento de identidade original com foto;
-Comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses e, no máximo, 1 ano) em nome do eleitor ou de parente próximo cujo parentesco possa ser comprovado (pais, cônjuge, filho);
-Homens com mais de 18 anos também precisam apresentar o certificado de alistamento militar original (para os eleitores do sexo masculino nascidos em 2005).

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas