Os cinco candidatos à Prefeitura de São Leopoldo participaram na noite desta quarta-feira (2) do segundo e último debate promovido pela Central Grupo Sinos de Eleições.
O encontro nos estúdios da rádio ABC 103.3 FM, em Novo Hamburgo, reuniu Arthur Schmidt (MDB), Delegado Heliomar (PL), Hitler Pederssetti (Podemos), Manoel Bandeira Binoni (PSOL) e Nelson Spolaor (PT), que no domingo, 6 de outubro, disputam o voto de 167.061 eleitores aptos em São Leopoldo (a oitava cidade com mais eleitores do RS).
Leia mais: ELEIÇÕES: Candidato do PT à prefeitura de Capela de Santana tem última chance de recurso
Sob a mediação de João Paulo (JP) Gusmão, os candidatos trataram de vários temas. O posicionamento dos participantes no estúdio da Rádio ABC foi definido em reunião preparatória com os assessores de cada um.
O debate
O candidato Arthur Schmidt destacou a importância da educação e também defendeu a modernização na área da Saúde leopoldense. “Nosso compromisso é com a cidade de São Leopoldo e ter uma saúde modernizada não significa ter só um prontuário eletrônico”, ressaltou.
Delegado Heliomar falou da gestão na área da saúde e da atuação no período das enchentes em maio, no qual participou do resgate de pessoas. “Vou recuperar o atendimento por convênios e também particular no Hospital Centenário (hoje ele é 100% SUS)”, destacou em um dos blocos.
O candidato Hitler Pederssetti, a respeito da prevenção a enchentes e questões climáticas, afirmou que “sem a preservação do meio ambiente, não há crescimento social e econômico”. Sobre segurança pública, defendeu que “haja agentes do GCM em todos os bairros e uma central de segurança, com inteligência”. E na saúde defendeu a gestão técnica nos cargos.
Manoel Bandeira Binoni defendeu a inserção social da população. “Precisamos fazer a inserção da população, realmente, com dignidade, e assim haverá a redução da criminalidade”, afirmou o candidato, que também defendeu o desenvolvimento econômico alinhado com o meio ambiente.
Nelson Spolaor falou da continuidade de projetos para a cidade, obras e recursos do governo federal. “Vamos resolver o problema dos alagamentos. Temos compromisso com a nossa comunidade, com a nossa população.” E destacou a saúde. “Vamos melhorar a saúde; nosso hospital será um hospital-escola e haverá uma clínica ao lado.”
Polarização evidenciada no debate
O embate principal da noite foi entre Nelson Spolaor (PT) e Delegado Heliomar (PL), que questionou ao adversário sobre acusação sobre desvios de verbas, ao que o candidato respondeu de forma sarcástica, questionando sobre casos dele e de outros membros do partido. Durante a provocação a respeito de corrupção entre Heliomar e Spolaor, assessores da oposição riam enquanto a equipe de Heliomar se afastava do grupo e mandava áudio para alguém, para evitar que detalhes da conversa vazassem à oposição
Candidatos projetam os três últimos dias de campanha
Arthur Schmidt (MDB) – “Vamos intensificar o que temos feito até agora, que é dialogar diretamente com a população, apresentar nossas propostas, mostrar que nós temos um plano de governo viável, realista, que dialoga com a realidade de São Leopoldo, com o que é possível fazer em 4 anos, que não vende ilusão para as pessoas, porque nós temos um
compromisso com a cidade.”
Delegado Heliomar (PL) – “O nosso plano é continuar nossa linha de trabalho. Nós estamos levando as propostas para a população, estamos nos comunicando muito bem com as pessoas que irão votar no dia 6 de outubro. A ideia é fazer com que as pessoas realmente saiam de casa para votar, sejam democracia e, de preferência, que votem no 22.”
Hitler Pederssetti (Podemos) – “Estes últimos dias de campanha eleitoral serão de transpiração total, acordar cedo, dormir tarde, tentar falar com o máximo de pessoas e levar as nossas propostas para frente. Se o cidadão quiser mesmo construir uma ruptura política, que é o que São Leopoldo precisa, vota 20.”
Manoel Bandeira Binoni (PSOL) – “Vamos intensificar a questão da distribuição de material, aumentar o corpo a corpo, chegar próximo dos eleitores e continuar no convencimento que nós somos a melhor proposta para a cidade, enfim, para o Município. Também tem a previsão de fazermos uma carreata ainda no sábado.”
Nelson Spolaor (PT) – “Estamos trabalhando muito para visitar as pessoas, conversar sobre nossos projetos, nossa proposta, para que a cidade continue crescendo, se desenvolvendo. É assim que a gente está trabalhando, fazendo o diálogo com a comunidade para que tenha tranquilidade e saiba prosseguir no caminho seguro, da verdade, da continuidade de um projeto que vem dando certo.”
Central Grupo Sinos
Este segundo encontro entre os candidatos leopoldenses – o primeiro debate leopoldense foi em 20 de agosto – foi o penúltimo debate da Central de Eleições Grupo Sinos, que encerra, nesta quinta-feira (3) à noite, nos estúdios da 103.3 FM, a série de encontros com os prefeituráveis de Novo Hamburgo, que também terá início às 20 horas.
Os debates também foram feitos com os candidatos de Esteio (em 3 de setembro), Sapucaia do Sul (4 de setembro) e Portão (24 de setembro), cidades de circulação da edição impressa do Jornal VS. Todos os debates podem ser conferidos no site abcmais.com.
LEIA TAMBÉM
Nesta quinta-feira é a vez do candidatos de Novo Hamburgo
Os candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo participam nesta quinta-feira (3) do último debate antes das eleições municipais do próximo domingo (6). A partir das 20 horas os cinco prefeituráveis voltam a se encontrar para novo confronto de ideias, o 23.º da Central Grupo Sinos de Eleições em 2024.
A transmissão ocorre pela Rádio ABC 103.3 FM e em vídeo na capa do site abcmais.com, no canal do Jornal NH no YouTube e nas redes sociais.
Fufa Azevedo (PT), Gustavo Finck (PP), Raizer Ferreira (PSDB), Tânia da Silva (MDB) e Tarcísio Zimmermann (PDT) confirmaram presença neste debate, que será o segundo entre os prefeituráveis hamburguenses no Grupo Sinos – o primeiro encontro foi em 18 de agosto.
Ao longo de sete semanas a Central Grupo Sinos de Eleições mediou debates também entre prefeituráveis de São Leopoldo, Canoas, Taquara, Parobé, Dois Irmãos, Esteio, Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita Campo Bom, Ivoti, Estância Velha, Igrejinha, Canela, Gramado, Sapiranga, Portão, Cachoeirinha e Gravataí. Sendo que Campo Bom, Canoas, São Leopoldo, além de Novo Hamburgo, se encontram nos microfones da Rádio ABC por duas vezes. Todos debates podem ser conferidos no YouTube.