A partir das 8h30 desta quarta-feira (21), os seis candidatos a prefeito de Canoas participarão do primeiro debate desta eleição, na Central Grupo Sinos de Eleições, em Novo Hamburgo. A transmissão ocorre pela Rádio ABC 103.3 FM e em vídeo em abcmais.com e redes sociais do Grupo Sinos.
O encontro entre os prefeituráveis visa auxiliar os eleitores na escolha de seus representantes municipais no pleito de outubro. Os seis nomes confirmados na disputa foram convidados a participar do programa, que será dividido em três blocos.
Os concorrentes Airton Souza (PL), Beth Colombo (Republicanos), Campiol (Novo), Jairo Jorge (PSD), Marcio Freitas (PRD) e Rodrigo Cebola (PSOL) confirmaram presença no debate, que será o terceiro de uma série de mais de 20 com os prefeituráveis da região. (Confira o calendário completo aqui). O primeiro ocorreu na noite de domingo (18) reunindo os candidatos de Novo Hamburgo e o segundo aconteceu na manhã de terça-feira (20) com candidatos de São Leopoldo.
A mediação será do jornalista João Paulo Gusmão. O posicionamento dos participantes no estúdio da Rádio ABC foi definido em reunião preparatória com os assessores de cada um.
No dia 1º de outubro, às vésperas do primeiro turno, os candidatos a prefeito de Canoas voltam a se encontrar para novo debate no Grupo Sinos. Em caso de segundo turno, o debate ocorrerá no dia 16 de outubro, às 20 horas. Em municípios com mais de 200 mil habitantes, quando nenhum candidato alcança pelo menos 50% mais um dos votos válidos no primeiro turno, ocorre segundo turno.
A região de cobertura do Diário de Canoas também terá o debate de Nova Santa Rita, no dia 10 de setembro, às 8h30, com os prefeituráveis do município.
Como funcionará cada bloco do programa
Bloco 1: Candidatos se apresentam, por ordem alfabética, com tempo de dois minutos para cada um deles. Na sequência, cada um deles responde a uma mesma pergunta formulada pela produção do programa.
Bloco 2: Duas rodadas de pergunta e resposta. A primeira rodada de pergunta e resposta é com tema livre. Cada candidato pergunta uma vez e responde uma vez, sempre com réplica e tréplica. É dado um minuto para pergunta, um minuto e meio para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. A sequência é definida por sorteio. Nenhum dos candidatos pode perguntar duas vezes e também ninguém responde duas vezes.
A segunda rodada de pergunta e resposta será com tema sorteado a partir de uma lista de assuntos da produção. Cada candidato pergunta uma vez e responde uma vez, sempre com réplica e tréplica. Será um minuto para pergunta, um e meio para resposta, um para réplica e um para tréplica. Sequência definida por sorteio, ninguém pergunta duas vezes e ninguém responde duas vezes.
Bloco 3: Mais uma rodada de pergunta e resposta com tema livre. Neste, cada candidato pergunta uma vez e responde uma vez, sempre com réplica e tréplica. Um minuto para pergunta, um e meio para resposta, um para réplica e um para tréplica. A sequência é definida por sorteio e, novamente, ninguém pergunta duas vezes e ninguém responde duas vezes.
Encerramento com dois minutos para as considerações finais de cada candidato.
Qual a sua expectativa para o primeiro debate desta eleição?
Airton Souza (PL)
“Canoas vive um dos momentos mais difíceis de sua história, tanto pela destruição causada pela enchente de maio quanto pela instabilidade de gestão, com muitas trocas de prefeitos em menos de quatro anos por decisão judicial. O debate será um importante espaço para apresentar as nossas propostas e para o eleitor ter a oportunidade de comparar os candidatos. Será um grande momento para avaliar o que é melhor para a cidade.”
Beth Colombo (Republicanos)
“Esta é uma oportunidade singular para compartilhar ideias voltadas à reconstrução de Canoas, uma cidade que sofre após a tragédia que ceifou casas, vidas e sonhos. Com responsabilidade, respeito e propostas concretas, vamos apresentar os caminhos e soluções imprescindíveis para que Canoas recupere sua felicidade, vigor e força econômica. Ao longo dos últimos 50 anos, Canoas tem sido a essência da minha existência.”
Campiol (Novo)
“Como candidato, espero poder debater os temas importantes para a cidade e trazê-los à luz para os canoenses. Quero apresentar as propostas do Novo para o canoense, sabendo que, dessa vez, terá a oportunidade de ter um prefeito honesto e comprometido e um governo composto por um secretariado técnico que possa trazer resultados de bons serviços para o cidadão. Temos o propósito técnico gerir a cidade.”
Jairo Jorge (PSD)
“A expectativa de toda a população de Canoas é conhecer as propostas e a capacidade de cada um em enfrentar os desafios nos próximos anos. Essa não é apenas mais uma eleição, é a mais importante da história de nossa cidade. Depois da tragédia das chuvas de maio, que nenhum instituto conseguiu prever, os desafios tomaram outra dimensão. Os quatro anos serão decisivos para as quatro próximas décadas de Canoas.”
LEIA TAMBÉM
Marcio Freitas (PRD)
“Queremos fazer um debate para apresentar nossas propostas de forma clara e direta ao público. Levarei aos eleitores temas centrais para a cidade, como elevação e construção dos diques, modernização e construção de casas de bombas fixas e móveis, segurança, saúde, educação e mobilidade urbana, oferecendo soluções concretas e demonstrando preparo para governar. Espero que todos os candidatos mostrem equilíbrio, capacidade de argumentação.”
Rodrigo Cebola (PSOL)
“O debate é uma excelente oportunidade para mostrarmos a diferença que o PSOL representará na gestão da nossa cidade. Somos a única oposição de verdade em Canoas, único partido que não esteve na base das últimas gestões que foram desastrosas para nosso povo. É um espaço especial para apresentar um programa que quer radicalizar a democracia e apresenta soluções para o povo.”