POLÍTICA
ELEIÇÕES 2024: Tânia Terezinha da Silva será a pré-candidata do MDB em Novo Hamburgo
Pressionado por dirigentes estaduais, presidente da executiva municipal Deiwid do Amaral renunciou ao cargo. Nomes históricos do partido também estão de saída
Última atualização: 09/03/2024 15:39
A ex-prefeita de Dois Irmãos e atual assessora especial da prefeita Fatima Daudt (MDB), Tânia Terezinha da Silva, deve ser confirmada nos próximos dias como pré-candidata do MDB à Prefeitura de Novo Hamburgo. Ela já transferiu seu título eleitoral para o município.
Diante da indefinição do secretário estadual de Agricultura, Giovani Feltes, que não demonstra interesse em concorrer, a ala do partido ligada à prefeita se movimentou para evitar as prévias internas. Isso porque, além de Tânia, outros dois emedebistas haviam se apresentado como pré-candidatos: Paulo Kopschina e Ruy Noronha.
A divisão interna do MDB hamburguense acabou indo parar no comando estadual do partido, que nesta semana sugeriu a saída do então presidente da executiva local, Deiwid do Amaral. Nesta sexta-feira (8), além de Deiwid saíram Paulo Kopschina e o vereador Inspetor Luz, opositor ferrenho do governo Fatima na Câmara.
Em documento enviado à executiva estadual do MDB, o grupo retira a pré-candidatura de Kopschina – demitido da Prefeitura dias atrás – e reclama de falta de diálogo entre a prefeita e o partido. Também reclama que o PSDB, partido anterior de Fatima, tem mais espaço no governo que o MDB. O ofício também critica "a imposição de candidaturas sem respeitar a soberania do diretório".
Com a saída de Deiwid e aliados, nas próximas semanas o MDB deve definir um novo nome para conduzir o partido neste ano eleitoral. A mais cotada é a suplente de vereadora Andiara Zanella, uma das dirigentes do partido mais próximas da prefeita Fatima Daudt.
Quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo
Eleita em 2012 e reeleita em 2016 com ampla margem em Dois Irmãos, Tânia tem tudo para ser um dos principais nomes na disputa pela Prefeitura de Novo Hamburgo, ao lado do deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos) e do ex-prefeito Tarcísio Zimmermann (PDT). Na semana passada Zucco disse que trabalha para a composição de uma frente de direita em Novo Hamburgo.
Além do trio Tânia, Zucco e Tarcísio, já se lançaram como pré-candidatos o vice-prefeito Márcio Lüders (Cidadania); o ex-vereador Fufa Azevedo (PT), e os vereadores Gustavo Finck (PP) e Raizer Ferreira (PSDB). O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro tem quatro nomes de olho no posto de pré-candidato: Juliano Souto, Remi Carasai, Leandro Scheffel e Gerson Haas. Um quinto nome que ainda pode surgir até o início de abril é o da primeira-dama de Estio, Andrea Schneider.