POLÍTICA
ELEIÇÕES 2024: Possibilidade de um frentão para disputar Prefeitura de Novo Hamburgo perde força; entenda
Frente ampla para conquistar votos dos eleitores de centro e de direita reuniria PP, PSDB, PSD e Republicanos
Última atualização: 28/02/2024 12:09
Passado o período de férias e carnaval e faltando cinco meses para as convenções, que é quando partidos consolidam alianças e definem suas candidaturas para o pleito de outubro, as peças voltam a se mover no tabuleiro político. Em Novo Hamburgo o cenário está completamente aberto.
Uma frente ampla que começou a tomar forma em abril do ano passado a partir de reuniões de lideranças do Progressistas (PP), do PSDB, do PSD e do Republicamos parece estar comprometida – pelo menos neste momento. O grupo pretendia reunir forças para conquistar votos do eleitorado de centro e de direita.
Mas as rejeições começaram a aparecer. Pré-candidato à Prefeitura e presidente municipal do PP, o vereador Gustavo Finck diz que o partido não pretende se aliar aos tucanos em Novo Hamburgo. E o motivo está nos desdobramentos da saída da prefeita Fatima Daudt, que migrou do PSDB para o MDB.
"O partido não desembarcou do governo Fatima e temos uma definição interna de que iremos compor com partidos que estão na oposição ao atual governo", resume Finck. O deputado estadual Issur Koch prefere não se comprometer com outros partidos por enquanto.
Depois de conquistar a Prefeitura em 2016 e em 2020, o PSDB se organiza para o pleito – com ou sem frentão. O presidente estadual do partido, deputado federal Lucas Redecker, diz que o nome do vereador Raizer Ferreira vem sendo trabalhado para a eleição majoritária, mas este posto está em aberto.
"Raizer é o nosso pré-candidato a prefeito. A partir de agora vamos começar a dialogar e ver os projetos de cada partido. É importante a gente poder estar juntos. O principal não tem que ser nome, mas o projeto. E entendemos que o PSDB tem projetos que possam ser construídos para o futuro do município", disse Redecker.
Partidos estão de olho no apoio da direita
Parte das discussões em torno da construção de uma frente ampla em Novo Hamburgo, o Republicanos está na mira de diferentes partidos, muito por conta de sua proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu perfil de eleitor. Possível nome do Republicanos para disputar a Prefeitura, o deputado estadual Delegado Zucco deixa seu futuro em aberto.
De acordo com a assessoria do deputado, ele "está focado em seu mandato e na aprovação de importantes projetos protocolados. Qualquer outra informação é especulação". No entanto, assessores de Zucco confirmam que a intenção do partido é ter candidatura própria em Novo Hamburgo. No meio político, Zucco é visto como pré-candidato.
O vereador Gustavo Finck confirma que "o diálogo entre PP e Republicanos é de muita aproximação" e que "quem abrir mão da cabeça de chapa poderá indicar o vice", sinalizando que as tratativas devem ganhar corpo a partir da segunda quinzena de março. Segundo ele, o PP também conversa com PL, PSD, PRD e PSB.
Além dos progressistas, o PSDB confirma que já procurou o Republicanos e outros partidos de direita. "O PSDB trabalha com uma certa independência, mas tem alguma proximidade com um projeto e distanciamento de outros. É um resultado histórico do próprio eleitor do PSDB, de ser um eleitor que é contra o PT, e isso é a essência PSDB", informa, dizendo que hoje no cenário nacional apenas PSDB, PL, Cidadania e Novo não integram a base do governo Lula (PT).