O PDT confirmou nesta quinta-feira (21) o nome do ex-prefeito e ex-deputado Tarcísio Zimmermann como pré-candidato ao governo de Novo Hamburgo no pleito de 2024. O anúncio foi no ato de filiação de Tarcísio ao partido. Tarcísio é o quarto nome apresentado como pré-candidato a prefeito no município.
“Não estamos apenas filiando um homem, mas uma bagagem histórica que representa a política de Novo Hamburgo. Não estamos começando do zero, não estamos começando uma vida nova”, disse o presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Júnior.
Bolzan Júnior lembrou a trajetória de Tarcísio, que além de prefeito e deputado estadual e federal já foi presidente da Corsan e secretário estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. “Quando se tem um homem com toda essa bagagem, como é que a gente não vai criar os meios para aproveitá-lo não a favor de um partido, mas a favor de uma causa?”, questionou.
Em seu pronunciamento Tarcísio agradeceu a acolhida do novo partido, aos representantes de outras legendas que compareceram ao ato e fez criticas ao governo de Fatima Daudt (MDB). O ex-prefeito disse que a gestão é “cheia de medalhões” mas não funciona.
“Esse Tarcísio que hoje se filia ao PDT não é mais o mesmo Tarcísio que foi prefeito de Novo Hamburgo. Aquele só ganhava e esse que tá aqui agora é o que aprendeu muito com a derrota e a dor da perda. É uma pessoa que não abdica dos seus princípios”, discursou.
A filiação e a pré-candidatura de Tarcísio encerra período de dois meses de tratativas com o PDT. O político estava sem vínculo partidário desde fevereiro, quando anunciou que estava deixando o PT após mais de 40 anos.
Em setembro de 2022 ele havia renunciado à candidatura a deputado federal alegando o que chamou de “forma desigual como o partido distribuiu o Fundo Eleitoral”. Naquela ocasião Tarcísio já adiantou que deixaria o PT. O partido ainda tentou fazê-lo mudar de ideia, mas não conseguiu.
Em 2020 o político disputou a Prefeitura de Novo Hamburgo pelo PT, mas ficou em quarto lugar com 14.693 votos, o equivalente a 12,94% do total. À frente de Tarcísio ficaram, pela ordem, Fatima Daudt (MDB), com 45,33% dos votos válidos; Delegado Zucco (Republicanos), com 22,98%; e Patrícia Beck (PP), com 18,71% dos votos válidos.
Quem são os pré-candidatos ao governo de Novo Hamburgo?
Com a decisão do PDT, já são quatro nomes lançados como pré-candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo em 2024. O Cidadania lançou o vice-prefeito Márcio Lüders; o PT lançou o ex-vereador Fufa Azevedo; e o PL lançou Juliano Souto, que concorreu a vice de Zucco em 2020.
Além deles, aparecem como possíveis candidatos neste fim de ano o deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos); o vereador Gustavo Finck (PP); e o secretário estadual de Agricultura, Giovane Feltes (MDB). Feltes é tratado como pré-candidato por lideranças emedebistas, mas ainda não confirmou se concorrerá ou não.
LEIA TAMBÉM