ELAS NA DISPUTA
ELEIÇÕES 2024: Partidos apostam em candidaturas de mulheres para prefeituras da região
Final de semana foi de lançamento de três mulheres como pré-candidatas nos vales do Sinos e Paranhana
Última atualização: 01/07/2024 17:05
A pouco menos de um mês das convenções partidárias, a pré-campanha entra na reta final com definições nas indicações de pré-candidatos às Prefeituras da região. Neste final de semana, o cenário político começou a se desenhar em cidades dos Vales do Sinos e Paranhana com a efetivação de mulheres como cabeça de chapa na disputa, que acontece em outubro.
Campo Bom
No sábado (29), o PDT confirmou o lançamento de candidatura própria à prefeitura de Campo Bom, contrariando as projeções que davam como certa a manutenção da coligação atual, MDB, PDT e PP, que dá sustentação ao governo do prefeito Luciano Orsi (PDT).
Em um vídeo divulgado nas redes sociais do partido, a vereadora e ex-secretária de Obras Gênifer Engers foi aclamada pré-candidata pela sigla. “Tomamos essa decisão por entender que é preciso dar continuidade ao trabalho que realizamos nestes 7 anos e meio”, disse Orsi, ladeado por lideranças pedetistas.
“Foram quase oito anos que a nossa cidade avançou muito e agora precisamos olhar para frente e avançar ainda mais”, completou Gênifer.
Sapiranga
Em Sapiranga, a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) lançou, no domingo (30), a pré-candidatura da vereadora Rita Della Giustina (PT) à Prefeitura da Cidade das Rosas.
O anúncio ocorreu durante almoço no Centro Evangélico, que reuniu mais de 700 pessoas entre eles o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio a Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, o ex-governador Olivio Dutra, a deputada estadual Laura Sito, o deputado federal Marcon e o ex-prefeito de Sapiranga e pré-candidato à Prefeitura de São Leopoldo, Nelson Spolaor. O nome do vice ainda não foi definido, mas deve vir dos partidos que compõe a Federação com o Partido dos Trabalhadores (PV e PCdoB) ou das legendas da coligação PDT e PSB.
A reportagem destacou que a motivação para disputar a prefeitura é o conjunto de apoios que a sua candidatura conseguiu arregimentar, e é fruto do desejo de construir um projeto político amplo. “Iremos construir uma cidade que todos nós merecemos. A Sapiranga que nossa população anseia tanto para acontecer”.
Taquara
Também no domingo, a prefeita de Taquara, no Vale do Paranhana, Sirlei Silveira (Republicanos), confirmou que é pré-candidata à reeleição.
“Já fizemos uma transformação em Taquara nestes três anos e meio de governo, mas ainda há muito a se fazer”, disse Sirlei em um vídeo publicado em suas redes sociais.