Assim como no mercado do futebol, a atração de reforços é fundamental no mundo político, sobretudo em um ano eleitoral como 2024. Desta forma, a dica é: fique atento para não perder nenhum lance do período mais movimentado do calendário eleitoral, a janela partidária. A partir desta quinta-feira (7), vereadores estão autorizados a mudar de partido sem perder mandato.
A brecha confirmará um movimento já ensaiado nos bastidores: desalinhamento político. Se, por um lado, muitos edis estão buscando chapas mais competitivas, por outro, mudanças devem ocorrer em uma tentativa das legendas de alinhar os interesses dos parlamentares às siglas.
Em Novo Hamburgo, um grande troca-troca de partidos deve mudar a configuração da Câmara Municipal. Durante o período, estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a expectativa é que, pelo menos, 40% dos 14 vereadores busquem novos ares, de olho na reeleição em outubro. Quatro parlamentares já explicitaram a vontade de sair do quadro de filiados das legendas pelas quais foram eleitos em 2020 e definiram a nova casa que se abrigarão, seja porque tenham mais afinidade ou para ter mais chances de reeleição.
Há, ainda, duas incógnitas. Dois devem aguardar para mais próximo do fechamento da janela, em 5 de abril, para tomar uma decisão sobre o rumo partidário a seguir na eleição deste ano, onde buscarão um novo mandato. Fechando o balanço, sete garantiram permanência, e um não manifestou.
Novo Hamburgo
Quem troca, quem fica ou está em dúvida ainda
O recém-criado PRD deve perder a bancada toda. Resultado da fusão entre o PTB e o Patriota, a legenda ficará sem representatividade com a saída dos membros do antigo PTB. Assim como o PDT.
Quem fica
Gerson Peteffi (MDB) não cogita trocar. Inspetor Luz é outro emedebista a ficar no partido. Vladi Lourenço, Semilda Tita e Raizer Ferreira permanecem na bacada tucana. Raizer ainda é cotado para concorrer à Prefeitura. Pré-candidato à majoritária, Gustavo Finck (PP) não pensa em trocar. Enio Brizola segue no PT.
Quem muda
Ito Luciano (PRD) assina hoje (7) filiação ao Podemos. Cristiano Coller(PRD) está perto do PP. Ricardo Ritter – Ica (PSDB) está próximo do MDB. Fernandinho Lourenço, “convidado para sair” do PDT, ainda não definiu a sigla.
Em análise
Darlan Oliveira (PDT) e Felipe Kuhn Braun (PP). Lurdes Valim (Republicanos) não deu retorno à reportagem.
São Leopoldo
Cenário definido, mas destino em aberto
Na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, dos atuais 9 partidos, pelo menos dois podem perder representação agora no período de troca-troca de partidos para as eleições municipais em outubro: o União Brasil e PTB. Já o Podemos já é tido como certo que ganhará uma cadeira.
Quem fica
Os colegas de bancada Adão Rambor e Fabiano Haubert ficam no PDT. Iara Cardoso (PDT) não se pronunciou. No PT, a trinca Ana Affonso, Jussara Lanfermann e Evandro dos Santos não pensa em trocar de sigla. Lemos (PSB) também pretende ficar. Falcão (MDB) deve permanecer, e até colocou nome à disposição do partido para concorrer à majoritária. Brasil Oliveira fica no PSD.
Quem muda
Hitler Pederssetti está de saída do União Brasil. Vai para o Podemos e concorre a prefeito. Marcelo Dentinho (PTB) diz que muda de partido. Em análise Tarzan (PRB) e Gabriel Dias (Cidadania).
Canoas
Apoio a Jairo intensifica movimentos na Câmara
Após 11 dos 21 vereadores declararem apoio à chapa de Jairo Jorge (PSD) à prefeitura de Canoas, há movimentações.
Quem fica
Alexandre Gonçalves (PDT), Laércio Fernandes (Podemos), Cezar Mossini (MDB), Cris Moraes (PV), Adriano Agitasamba (PL), Pastor Duarte (Republicanos) e os petistas Emílio Neto e Maria Eunice garantem que seguirão.
Quem pode mudar
No Solidariedade, Abmael Oliveira deve migrar ao PP, ou PL. Jonas Dalagna, ex-Novo, caminha para o PP. Juares Hoy (PTB) afirma “grande afinidade” com o PP. Gilson Oliveira (Avante) é sondado por Democracia Cristã e PL. Link (MDB) não deve ir para o Republicanos. José Carlos Patrício e Aloísio Bamberg não devem ficar no PP e ir para Avante ou a federação PSDB/Cidadania. Márcio Freitas (PDT) deve se filiar ao PSDB.
LEIA TAMBÉM
Em análise
Patetta e Jeferson Otto (PSD), Airton de Souza (MDB), Leandrinho (PSD), Eric Douglas (PTB).