O prazo para políticos trocarem de partido sem risco de perder o mandato ou terem pedidos de registro de candidatura indeferidos na eleição municipal deste ano, que iniciou dia 7 de março, segue aberto até dia 5 de abril.
Mas já é possível observar mudanças na formatação das bancadas nas Câmaras da região. Neste período de troca-troca, há partidos que reduziram as bancadas, outros cresceram por causa da movimentação.
Confira as alterações que já ocorreram:
- Campo Bom
No Legislativo campo-bonense, três mudanças já foram oficializadas. Jair Wingert, ex-progressistas (PP), se filou ao Republicanos. - Jerri Moraes fez o caminho inverso, o parlamentar migrou do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para o PP.
- A vereadora Kayanne Braga também mudou de partido. Ela trocou o PTB pelo PDT.
Portão
- Por lá a vereadora Maria de Fátima Tenedini Coelho passou do PRD para o Podemos.
- Outro vereador portonense que também mudou de sigla foi Roberto Eismann, o Leitão. Ele migrou do Partido dos Trabalhadores (PT) para o Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Estância Velha
Na Câmara de Estância, as trocas de legendas trouxeram um novo balanço entre os partidos. O Partido Liberal (PL) e o Progressistas, que não possuíam nenhum integrante no parlamento até este mês, agora têm dois vereadores cada.
- Antônio Worst e Décio Hansen deixaram o União Brasil para se filiar ao PL.
- Já Yuri Campos e Jacob Immig trocaram o PRD pelo PP.
Com as mudanças, União Brasil e PRD ficaram sem representantes na Câmara Municipal.
Parobé
- Ênio Terra trocou o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pelo Podemos.
Sapiranga
- Valmir Monteiro assinou ficha de filiação no MDB. Ele estava no Partido da Renovação Democrática (PRD), antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Taquara
- Jaimara Ribeiro, ex-PRD, ingressou no PL.
Igrejinha
- Valdecir Schroer, o Nico, filiado ao Partido Progressista (PP) por 16 anos, migrou para o Republicanos.
LEIA TAMBÉM