POLÍTICA
ELEIÇÕES 2024: Emedebistas de Novo Hamburgo já buscam alternativa a Giovani Feltes para disputar a Prefeitura
Faltando oito meses para a eleição, partido da prefeita Fatima Daudt tem ao menos três nomes na mesa
Última atualização: 07/02/2024 16:45
Emedebistas históricos de Novo Hamburgo começam a levantar nomes de possíveis pré-candidatos à Prefeitura como alternativa ao secretário estadual de Agricultura, Giovani Feltes.
Aclamado como pré-candidato à sucessão da prefeita Fatima Daudt (MDB) em evento estadual do partido realizado em novembro na cidade, Feltes estaria dando sinais de que não vai concorrer, analisam os colegas de partido.
Oficialmente o secretário estadual, ex-deputado e ex-prefeito de Campo Bom não fala se pretende ou não concorrer. Em entrevista à Rádio ABC 103.3 FM, no ano passado, ele deixou a possibilidade em aberto.
A amigos próximos e colegas de partido, porém, Feltes não estaria demonstrando muita empolgação com a possibilidade. Ele precisará tomar uma decisão até março, visto que no início de abril os secretários estaduais que vão concorrer em outubro terão que deixar os cargos.
Diante do cenário de dúvida em relação a Feltes, que é o "ficha 1" para concorrer em Novo Hamburgo, segundo membros da executiva estadual do MDB, ao menos três emedebistas estão com os nomes na mesa.
A primeira é a ex-prefeita de Dois Irmãos Tânia Terezinha da Silva, que atualmente é assessora especial do gabinete de Fatima Daudt. Paulo Kopschina, diretor da Comur, é outro emedebista que estaria disposto a concorrer.
Nesta quarta-feira (7), em participação no programa Ponto e Contraponto, da Rádio ABC 103.3 FM, apresentado por Anderson Dilkin, o advogado Ruy Noronha disse que seu nome também está à disposição do partido. "Estou manifestando publicamente (a intenção)", declarou, dizendo que tem "currículo de quase 50 anos de gestão pública municipal".
"No MDB de Novo Hamburgo a peleia vai ser boa", analisou Noronha, arriscando que "Giovani (Feltes) não vem". O advogado disse que não ouviu a posição do próprio Feltes, mas "de pessoas próximas a ele".
A oito meses da eleição, quem são os pré-candidatos ao governo de Novo Hamburgo?
Já se apresentam ou são citados como pré-candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo na eleição de outubro Fufa Azevedo (PT), Tarcísio Zimmermann (PDT), Márcio Lüders (Cidadania), Gustavo Finck (PP), Raizer Ferreira (PSDB), Delegado Zucco (Republicanos) e mais quatro nomes do PL: Juliano Souto, Remi Carasai, Leandro Scheffel e Gerson Haas.
O período das convenções, que é quando partidos e federações escolhem seus candidatos, vai de 20 de julho a 5 de agosto. É somente a partir desta definição e do devido encaminhamento do registro da candidatura junto à Justiça Eleitoral que os pré-candidatos passam ser tratados como candidatos.