Eleições 2024
Eleição mudou configuração nas câmaras da região; veja partido com maior número de representantes
Renovação de nomes e siglas ocorreu em quase dois terços dos Legislativos
Última atualização: 10/10/2024 10:47
Renovação de nomes e novos partidos assumindo o comando nas Câmaras de Vereadores. Essa é a combinação que a eleição do último domingo (6) tornará realidade a partir do ano que vem.
LEIA TAMBÉM: Conheça as mulheres que comandarão quatro cidades na região a partir de 2025
Quase dois terços dos cargos que serão ocupados nas Câmaras de Vereadores da região, a partir de 2025, terão novos nomes. Das 440 vagas de vereador, distribuídas em 43 municípios de cobertura do Grupo Sinos, 277 são de candidatos que não ocupavam cadeira na Câmara. De todos aqueles que concorreram à reeleição, 164 conseguiram votos suficientes para um novo mandato.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Partidos
Além de novos rostos na política, uma nova configuração partidária será realidade na região pelos próximos quatro anos. Em 2020, o Legislativo da região tinha 20 siglas, com o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ocupando 91 cadeiras, o que representava 20,5%. Depois surgiam o Partido Progressista (PP), com 81 vereadores, seguido do Partido Democrático Brasileiro (PDT), com 58.
A dança das cadeiras que aconteceu nos últimos anos e ascensão de partidos de direita, impulsionados pela liderança de Jair Bolsonaro, teve reflexos nas Câmaras de Vereadores. O pleito terminou com 15 partidos elegendo seus candidatos.
O PP agora assume a liderança com o maior número de cadeiras, 91 no total. Em Gramado, dos nove vereadores, sete são progressistas. O MDB fica na vice-liderança, com 85 vereadores, com destaque para Bom Princípio, onde há maioria, com cinco representantes.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
PL foi o partido que mais elegeu
Com 47 nomes eleitos no último domingo surge o Partido Liberal (PL), dono de um crescimento de 683%, com 41 vereadores a mais. São José do Hortêncio e Vale Real são duas cidades onde o PL tem maioria, com cinco, das nove cadeiras.
Republicanos também teve aumento de destaque, de 24 para 33 vereadores. O Partido Socialista Democrático Brasileiro (PSDB) aumentou de 33 para 38 vagas. Vale lembrar que o União Brasil, com 22 eleitos, é a fusão do partido Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL).
BALANÇO: Os partidos que mais elegeram prefeitos no Rio Grande do Sul em 2024
Siglas que perderam participação na Câmara
Quem encolheu a participação foi o Partido Democrático Trabalhista (PDT) que em 2020 tinha 58 cadeiras e nos próximos quatro anos terá 44, queda de 24% - apesar de ter crescido, por exemplo, em São Leopoldo.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) também amarga menos vereadores, já que há quatro anos elegeu 28 e agora, 19 nomes, diminuição de 32%. Já o Partido dos Trabalhadores, perdeu três vagas, de 25 em 2020 para 22 na eleição de 2024.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Das cidades com mais petistas na Câmara estão São Leopoldo e Nova Santa Rita, cada um com 4 vagas.
O Partido Verde (PV) e o Novo mantiveram um único vereador de uma eleição para outra, sendo que o candidato do PV, Cris Moraes, foi reeleito em Canoas. Aliás, a cidade é a que concentra maior variedade de siglas, com 11 partidos diferentes.
Reeleitos e novos nos parlamentos municipais
Das cidades em que o eleitor decidiu mexer pouco no Legislativo estão Capela de Santana, com seis, dos nove vereadores, reeleitos. Mesma situação de Nova Hartz. Em Morro Reuter, sete, dos nove, garantiram mais quatro anos no poder. São Leopoldo, que tem 13 vereadores, reelegeu quatro.
E Novo Hamburgo, com 14 vereadores, cinco terão mais um mandato. Em Canela e Gramado, somente dois nomes se repetirão a partir de 2025. Já Canoas, dos 21 candidatos, 15 ganharão mais um mandato.
CONFIRA AINDA: Derrotados nas urnas, candidatos atribuem resultado ao atual governo de Novo Hamburgo
Por outro lado, também teve cidade que renovou 100% da Câmara. Este foi o caso de Vale Real, no Vale do Caí, onde nenhum dos atuais vereadores se candidatou novamente ao Legislativo. Com isso, as nove vagas serão ocupadas por novos vereadores. Nova Petrópolis e Rolante são cidades onde não há mulheres eleitas e todos os vereadores serão homens a partir de 2025. Atualmente, Kátia Regina Zummach, do PSDB, integra o Legislativo de Nova Petrópolis e Bibiana da Silva, PSB, em Rolante.
FIM DE CICLO: Vereador de Gramado renuncia ao mandato e anuncia aposentadoria política; entenda
São Leopoldo elegeu Câmara mais à esquerda, apesar do prefeito de direita
Se os partidos de direita tiveram sua ascensão em várias Câmaras da região, em São Leopoldo, onde o prefeito eleito foi de direita (Delegado Heliomar, do PL), vencendo a esquerda, após dois mandatos consecutivos do PT, a maioria dos vereadores é de esquerda. São 5 do PDT e 4 do PT, ou seja, 69% das cadeiras. A ala da esquerda, inclusive, até aumentou a sua representatividade dos atuais 7 para 9 vereadores em 2025.
UM VOTO: Prefeito é eleito por detalhe e vai comandar cidade do RS a partir de 2025
O PL conquistou apenas duas cadeiras (e foi um aumento, pois antes só tinha um vereador) e o PP, que em 2024 não elegeu representante, agora tem um. O quinto partido nesta conta dos 13 vereadores da Câmara é o PSD, que se coloca como de centro.
Esta composição vai fazer com que o governo de direita tenha que buscar a negociação com a esquerda para aprovar seus projetos.
*Colaborou: Susana Leite