Em Porto Alegre, onde participa de evento na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) nesta sexta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou em tom de desabafo sobre a educação no País.
Entre as falas, Lula pediu desculpas póstumas ao político gaúcho Leonel Brizola, salientando que ele estava certo em defender a escola em tempo integral:
“Peço desculpas ao Brizola por não ter implantando o modelo de escola com tempo integral 20 anos atrás. Ele estava certo e estávamos errados.”
Na área de educação, Lula ainda falou sobre o investimento anunciado nesta semana para institutos federais.
“Quando eu assumi meu primeiro mandato nós tínhamos 140 Institutos Federais. Dos nossos governos para cá serão 782 Institutos Federais. Esse é o Brasil que queremos construir: que investe na educação dos nossos jovens e adultos.”
E citou o programa Pé-de-Meia que oferece auxílio a estudantes do ensino médio.
No evento na capital gaúcha, o presidente também anunciou reforços em programas como o Luz para Todos, Minha Casa, Minha Vida, PAC Seleções.
Quando a gente resolve mudar, como fizemos no PAC Seleções, estamos sendo republicanos. Ouvimos prefeitos e governadores de todos os espectros políticos. É uma forma civilizada de manter relações com os municípios e o governo federal.
— Lula (@LulaOficial) March 15, 2024
Para a região, Lula e ministros anunciaram investimentos para a BR-116, BR-448, para o Instituto Federal (IFSul) em Novo Hamburgo e uma nova unidade em São Leopoldo, além de recursos para o combate à dengue.
O que estamos fazendo aqui no Rio Grande do Sul é uma prestação de contas para a população sobre as ações do governo federal. Tem um tipo de político que só entrega no último ano de mandato. Tem político que não faz nada e vive de encrencas e mentiras. E tem governo que mostra o…
— Lula (@LulaOficial) March 15, 2024
LEIA TAMBÉM