LUTO
Eduardo Leite decreta luto oficial de três dias e anuncia local do velório do ex-governador Alceu Collares
Alceu Collares foi o único governador negro eleito do Rio Grande do Sul
Última atualização: 24/12/2024 09:33
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), decretou luto oficial de três dias na manhã desta terça-feira (24) pela morte de Alceu Collares. O ex-governador, único negro eleito no Estado, morreu nesta madrugada aos 97 anos.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
Por meio das redes sociais, Leite disse que o RS está de luto e que Collares é "uma figura histórica na política do nosso Estado e do Brasil". Ele destacou ainda a trajetória política do ex-governador que, além de liderar o Rio Grande do Sul entre 1991 e 1995, dedicou sua vida ao serviço público, foi deputado por dois mandatos, bem como vereador e prefeito de Porto Alegre de 1964 a 1970.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
"Seu legado de luta pela justiça social, pelos direitos dos trabalhadores, pela educação, com a construção dos Cieps, ação pioneira de escola em tempo integral, e pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul, seguirá como inspiração para todos nós", escreveu Leite. Ele ainda se solidarizou com os filhos e a esposa, Neusa Canabarro. "Que possam encontrar conforto na memória de sua trajetória e no reconhecimento de sua contribuição para nossa sociedade. O Rio Grande do Sul perde um grande líder, mas seu exemplo será eterno."
Além de decretar luto oficial, o atual governador anunciou que o velório de Collares ocorrerá no Palácio do Planalto. A data e o horário da despedida ainda não foram divulgados.
Veja
Internação
O ex-governador estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde o último dia 16 para tratamento de uma pneumonia. A morte de Collares foi anunciada pela própria casa de saúde por meio de nota. O político faleceu às 2h40 desta madrugada e a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.