ELEIÇÕES 2024

Do macaco Tião ao Batman Capixaba, porque candidaturas folclóricas são tão atraentes

Podcast Central Grupo Sinos de Eleições conta a história e os motivos que levam a candidaturas inusitadas

Publicado em: 27/09/2024 20:27
Última atualização: 27/09/2024 20:29

Geraldo Wolverine, Chapolin, Madonna Gostosa e tantas outras figuras que chamam atenção durante as eleições são uma marca das disputas por votos. Mas o que está por trás de tantas candidaturas inusitadas? Seria parte de uma estratégia ou é cultura brasileira?

ELEIÇÕES: Custos com as campanhas já ultrapassam R$ 8,9 milhões na região; veja detalhes

Foi por iniciativa da Revista Caceta Popular, que o macaco Tião se tornou o terceiro mais votado na eleição para prefeito de 1988 Foto: Divulgação

Este é o tema do sexto episódio do podcast Central Grupo Sinos de Eleições, que nesta versão expressa apresentada pelo jornalista Eduardo Amaral, vai contar a história da rinoceronte Cacareco, que recebeu mais de 100 mil votos para vereadora em São Paulo no ano de 1959. E tem ainda o Macaco Tião, que fez uma campanha tão bem sucedida que terminou em terceiro na disputa para prefeito do Rio de Janeiro em 1988.

Tem ainda uma análise do professor de sociologia da ESPM, Paulo Ramirez, onde ele explica o que motiva essas candidaturas e porque elas acabam sendo tão atrativas. Então, clique no link e aproveite o episódio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas