O prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL), voltou a falar nesta terça-feira (29) sobre o vídeo que mostra ele tirando um maço de dinheiro da calça e repassando a uma pessoa ainda não identificada. A imagem, que viralizou na internet desde domingo (27), foi gravada dentro de um carro estacionado a poucos metros do comitê de campanha, na Rua Dr. Barcelos.
Em entrevista ao Jornal do Almoço, Airton Souza reafirmou o que já havia dito na segunda-feira (28). “Eu estava honrando um compromisso pessoal que diz respeito a mim e não à minha vida pública”, frisou, garantindo que está “com a vida totalmente transparente”. O prefeito eleito justifica não ter motivo para “estar expondo pessoas que fazem parte disso aí”.
O prefeito eleito garante que, se questionado pelas autoridades, dará detalhes do caso. “Se tiver que dizer [a quem eu entreguei o dinheiro], que surja alguma investigação”, salientou. Na mesma entrevista ele concordou que o vídeo “causou estranheza”, mas ponderou que há dez anos sua declaração de Imposto de Renda indica que ele costuma guardar “uma quantia em espécie”.
Na manhã desta terça-feira, o Ministério Público do Rio Grande do Sul confirmou que mandou ofício à Polícia Federal pedindo a abertura de um inquérito para investigar o pagamento flagrado em vídeo. A apuração ficará a cargo da PF e não da Polícia Civil porque a suspeita é de alguma ligação com a disputa pela Prefeitura de Canoas.
LEIA TAMBÉM