ALINHAMENTOS
Desenvolvimento econômico regional é tema de encontro entre Sindilojas Vale Germânico e prefeitos
Durante a reunião, foram abordadas iniciativas para fortalecer a infraestrutura local, fomentar o empreendedorismo e criar novas oportunidades de emprego na região.
Última atualização: 11/12/2024 13:07
O Sindilojas Vale Germânico promoveu nesta terça-feira (10) na sede da entidade no bairro Ouro Branco, em Novo Hamburgo, um almoço com a presença dos representantes municipais eleitos e reeleitos da região da área de atuação da entidade, com o propósito de debater o desenvolvimento econômico local. O encontro reuniu líderes políticos e empresariais para uma troca de ideias sobre as necessidades e desafios que a região enfrenta, buscando alinhar estratégias que impulsionem os municípios da região.
Estiveram apresente os prefeitos reeleitos de Estância Velha, Diego Francisco (PSDB), e de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti (PP), além dos prefeitos eleitos de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), e de Araricá, Oseas Garcia (PL). A prefeita de Sapiranga, Carina Nath (PP), não pôde comparecer ao evento por motivos de saúde, sendo representada por seu assessor de governo, Flademir Cardoso. Representantes do Senac e do Sesc também participaram do evento apresentando programas de parcerias com as prefeituras.
LEIA TAMBÉM: NOVO HAMBURGO: Operação do transporte público deve ser detalhado em novo relatório
Durante o evento, foram abordadas diversas questões, como o incentivo ao empreendedorismo, a geração de emprego e renda, a qualificação de mãos de obra e a atração de novos investimentos para a região. Conforme o presidente do Sindilojas, Gerson Müller, o objetivo principal foi estreitar o relacionamento entre os setores público e privado, criando um ambiente mais propício ao desenvolvimento local. “Temos tudo para crescer, cada um em sua área. Quando a cidade cresce nosso comerciante cresce”, destacando a importância do fortalecimento da colaboração entre as administrações.
A fala de Müller foi reforçada pelos políticos, que destacaram a importância da colaboração regional. O prefeito reeleito de Estância Velha, Diego Francisco (PSDB), ressaltou que a experiência das enchentes ensinou à região uma lição valiosa: "Nenhum município se desenvolve de forma isolada. Vivemos em uma região interdependente, onde os desafios e as oportunidades devem ser compartilhadas . precisamos uns dos outros para superarmos os desafios regionais", afirmou.
Francisco também frisou a importância de replicar boas práticas entre os municípios. Ele citou como exemplo o evento "Natal Família", promovido pela Prefeitura de Estância Velha, que foi inspirado no "Natal dos Anjos", de Dois Irmãos. “Acredito que são exemplos como esse que devemos multiplicar. O trabalho do prefeito Jerri é um modelo que deve ser seguido e adaptado para outras cidades da região. Não podemos ter vergonha de copiar o que deu certo, temos que aprimorar para a nossa realidade”, completa.
VIU ESSA? Ciclo encerrado: Nove vereadores se despedem da Câmara nesta quarta-feira
Entre os gestores e futuros gestores, a colaboração entre os municípios é vista como uma chave essencial para superar obstáculos comuns e aproveitar as oportunidades de crescimento. “Não podemos pensar a cidade individualmente”, destacou o prefeito eleito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP). Para ele, a força da região vêm justamente da capacidade de trabalhar de forma integrada.