Ainda celebrando a vitória conquistada nas urnas, o prefeito eleito, Delegado Heliomar Franco já pensa nas primeiras ações e análises que precisará realizar a partir de 1º de janeiro, quando assume o Executivo leopoldense.
LEIA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES 2024
Advogado, casado com Simone Dutra e pai de Cecília Dutra Franco, de 15 anos, Heliomar completa 56 anos no próximo sábado, 12 de outubro. Há 22 anos morando em São Leopoldo, ele revela que perder as eleições de 2020 foi uma grande frustração, mas, agora, sonha em fazer uma grande gestão na cidade.
Primeiras medidas
Para tanto, entre as primeiras medidas que pretende adotar, estão atividades de limpeza pública e saúde. “Há situações que exigem ações imediatas, como a desobstrução da micro e macrodrenagem e a agilização dos serviços de saúde, como consultas, exames e cirurgias represadas”, colocou.
Mas como medida emergencial para o início do mandato, ele revela o que pretende fazer: “Exame detalhado das finanças e reorganização administrativa”.
LEIA MAIS: “Vou continuar na luta política intensa na minha cidade”, diz Vanazzi; confira entrevista
Transição
Antes de tudo porém, como todo final e começo de governo, uma transição deve ser feita. E, conforme Heliomar, ela será realizada “de forma democrática”. Ele ponderou que ainda não houve contato entre as equipes, mas que ainda nesta segunda-feira (7) tentaria contato com o atual prefeito para combinar os próximos passos. “A ideia é formar uma comissão de transição para a passagem de governo. Apesar do antagonismo, a preocupação é evitar a solução de continuidade dos serviços em áreas essenciais, e imagino que a gestão que está de saída também pense assim”, avaliou.
Secretariado
Sobre os nomes que devem fazer parte de seu secretariado, Heliomar afirmou que ainda não há nenhuma definição. “Os postos serão preenchidos preferencialmente por nomes técnicos e com algum viés político, para que possamos entregar os melhores resultados. Nossa proposta é diminuir o tamanho da máquina pública, sem perder a capacidade de entrega, sempre visando o interesse público”.
Eleito com mais de 50% dos votos
Heliomar foi eleito com 51,24% dos votos válidos, ou seja, índice superior à metade dos eleitores que foram às urnas. “Eu fico feliz, porque mostra que a maioria da população quer o Heliomar como prefeito. Em outras ocasiões, os prefeitos foram eleitos com um terço ou pouco mais de um terço dos votos e me parece que carecia de uma legitimidade. São Leopoldo não tem segundo turno pra mostrar quem é que realmente tem a maioria. Hoje, numa votação só, nós mostramos que a população de São Leopoldo quer, por maioria, o Delegado Heliomar Franco. E essa entrega eu vou fazer, eu vou corresponder à opinião e a decisão do povo de São Leopoldo”, diz.
“Fico orgulhoso, envaidecido, lisonjeado, mas eu sei também do tamanho da responsabilidade que estou assumindo. Só que quero que o povo assuma junto essa responsabilidade comigo, assim como assumiu na enchente, onde as pessoas se socorreram, se ajudaram, se auxiliaram, vamos precisar do auxílio da população para reerguer São Leopoldo.
VÍDEO: Prefeito reeleito com mais de 90% dos votos revela desejo de concorrer ao governo do RS
Diálogo com a Câmara, com municípios da região e com políticos de fora do RS
Um dos desafios que o futuro prefeito terá pela frente, será o de buscar apoio do Legislativo, visto que, dos 13 vereadores eleitos para a próxima gestão, 10 fizeram oposição à sua candidatura. “Governaremos para a cidade, e não para um pequeno grupo. Nesse sentido buscaremos o entendimento com os partidos que foram de oposição, num diálogo republicano que tenha como escopo o bem comum, o interesse público”.
Se na Câmara de Vereadores os eleitos são, em sua maioria, oposição, nos municípios próximo há mais aliados. “A relação com Sapucaia já era excelente antes mesmo de vencermos a eleição aqui. Assim também será em Esteio, local onde já possuíamos estreitas relações com o vencedor das eleições”, destacou.
ACESSE: “Conquistar a comunidade”, diz Oziel (PP) sobre metas para mandato em Capela de Santana
Do mesmo jeito, ele aponta que a relação com políticos na esfera estadual e federal podem trazer bons resultados. “Na verdade já vínhamos trazendo recursos federais para o município há algum tempo, mesmo sem mandato. Isso decorre da credibilidade e dos laços políticos que fizemos ao longo do tempo. A partir do próximo ano haverá incremento substancial de recursos em razão da confiança já solidificada e dos projetos que iremos apresentar em benefício da cidade”, disse Heliomar.
“Recursos para projetos habitacionais serão mantidos e ampliados”
Perguntado se já há algo traçado para áreas como Educação, Saúde e Segurança, Heliomar ressaltou o que projeta seu plano de governo. “Contempla medidas que visam inovar, desburocratizar e agilizar as relações governamentais em todos esses setores. Obviamente se faz necessário obter informações precisas sobre orçamento e obedecer as regras do plano plurianual fazendo as devidas adequações. As relações com os parlamentares federais e estaduais, bem como com o governo do Estado e a União serão fortalecidas e restabelecidas, visando o bem-estar da nossa população”.
Ele também falou sobre Habitação e os locais considerados ocupações. “As áreas de ocupação não mais serão objeto de interesse eleitoral, terão atenção para sua completa regularização através do Reurb, porém novas ocupações não terão apoio do governo municipal. Os recursos para os projetos habitacionais serão mantidos e ampliados, para que a população desses locais possam ter dignidade como cidadãos e contribuintes”, completou Heliomar.
VEJA TAMBÉM: “Esse resultado nos dá ainda mais responsabilidade”, diz Rodrigues, reeleito em Sapucaia
Projetos da atual gestão vão continuar?
Sobre a continuidade de projetos iniciados pela atual gestão – como o dos diques, do barco-escola adquirido pelo Município, e da instalação do IFSul, por exemplo –, o futuro prefeito disse que todos serão avaliados. “Aqueles que entendermos adequados na finalidade pública e desde que tenham razoabilidade financeira em seu escopo, serão mantidos e ampliados, se necessário”, afirmou. “O IFSul é uma conquista da cidade e esperamos que o governo federal cumpra com as obrigações contratuais que assumiu quando da cessão do imóvel municipal. Serei um parceiro de todo investimento estadual e federal na nossa cidade, ainda mais na área da educação”.
“O maior desafio da minha vida”
A gestão de Heliomar vai assumir a cidade num momento de reconstrução pós-cheias e ele destacou isso. “Eu sou acostumado há grandes desafios, a minha vida inteira foi assim. Eu não tenho medo de desafios e o desafio de São Leopoldo pra mim vai ser, com certeza, o maior desafio da minha vida. Mas eu digo a todos: estou preparado para isso. Acho que o momento era para mim mesmo, que precisa ter alguém com esse perfil pra conduzir a cidade, pra desenvolver a cidade, pra unir o povo e pra levar São Leopoldo ao patamar que ela nunca devia ter saído.”
LEIA AINDA: “A prioridade é o Esteio Resiliente”, diz Costella sobre planos para o mandato em Esteio
A vice-prefeita
A chapa de Heliomar, vencedora da eleição leopoldense, tem uma mulher, Regina Caetano, como vice. Questionado como deve ser a atuação dela na governança, ele disse que deve determinar isso conjuntamente. “A Regina é uma liderança, que muito me orgulha caminhar ao lado. Precisamos muito da força e da sensibilidade dela no governo. Juntos decidiremos a melhor maneira dela contribuir para o desenvolvimento da cidade.”
LEIA TAMBÉM
Raio X
Nome completo: Heliomar Athaydes Franco
Idade: 55
Profissão: Advogado
Cidade natal: Inhacorá (na época pertencente a Catuípe/RS)
Desde quando mora em São Leopoldo? Desde 2002
Pais: Elio Irineu Franco (falecido há 18 anos) e Celicia Franco
Família: esposa, Simone Dutra, e filha, Cecília Dutra Franco
Uma frustração: perder as eleições em 2020.
Um sonho: Ser o melhor prefeito que essa cidade já teve.
- Categorias
- Tags