abc+

ELEIÇÕES 2024

Debate esquenta a disputa pela Prefeitura da Canoas durante a reta final de campanha

Último encontro mostrou ânimos acirrados e troca de acusações entre candidatos

Taís Forgearini
Publicado em: 01/10/2024 às 23h:25
Publicidade

O último debate entre os seis candidatos a prefeito de Canoas realizado na noite desta terça-feira (1º) foi de ânimos acalorados. O encontro promovido pela Central Grupo Sinos de Eleições, nos estúdios da Rádio ABC 103.3 FM, em Novo Hamburgo, oscilou entre embates de propostas e planos para a cidade, conflitos de ideias e troca de acusações entre os prefeituráveis Airton Souza (PL), Beth Colombo (Republicanos), Campiol (Novo), Jairo Jorge (PSD), Marcio Freitas (PRD) e Rodrigo Cebola (Psol).

Debate aconteceu na noite desta terça-feira (1º) e teve participação dos seis concorrentes



Debate aconteceu na noite desta terça-feira (1º) e teve participação dos seis concorrentes

Foto: Paulo Pires/GES

Dividido em três blocos, os participantes debateram durante duas horas sobre temas de livre escolha, com destaque para saúde, proteção contra enchentes, educação e infraestrutura.

Airton criticou a condução do governo Jairo Jorge na área da educação. “O senhor deixou de investir. Poderia ter construído inúmeras creches e vagas para a educação infantil”. Jairo rebateu. “Nós investimos 25,22%. Vamos aplicar os recursos para garantir as quase 4 mil vagas que faltam na educação infantil. O embate entre os candidatos seguiu com troca de acusações de processos de ambos na Justiça.

A animosidade entre os Beth e Campiol ficou evidente no primeiro bloco. O prefeiturável do Novo questionou sobre os problemas do asfalto na cidade e acusou a candidata do Republicanos de ser puxadinho do atual prefeito. “Não sou puxadinho de ninguém. Sou uma mulher de 70 anos e fiz muito mais do que o senhor. Eu já mostrei o que fiz. O Jairo tem todos os números [sobre o asfalto] pergunte a ele [Jairo].”

Marcio foi questionado pelo candidato Rodrigo Cebola sobre denúncias e pedidos de providência durante a enchente de maio. “As ações foram imediatas, fiz requerimentos. Quero dizer que trouxe como meu vice um dos melhores engenheiros de carreira. Trouxe para reconstruir os diques e trazer prevenção precoce.”

Nas considerações finais, Airton reforçou que é o candidato de Jair Bolsonaro. Beth, destacou que pode fazer Canoas voltar a ter destaque no RS. Campiol frisou que é um candidato diferente dos demais. Jairo disse que possui 55 propostas para Canoas dar a volta por cima. Marcio falou que terá tolerância zero com a corrupção. Cebola ressaltou o compromisso com as causas sociais.

O que o DC viu nos bastidores

Os candidatos começaram a chegar ao Grupo Sinos pouco antes das 19h30. Os seis concorrentes se cumprimentaram, mesmo que com acenos. Airton, Beth, Campiol, Jairo, Marcio e Rodrigo Cebola puderam ficar em uma sala separada acompanhados da assessoria, onde as últimas estratégias eram discutidas.

O primeiro intervalo ficou marcado por seis “grupinhos” espalhados pela redação do Grupo Sinos. Candidatos e assessores se reuniram distantes uns dos outros, evitando que algo fosse vazado para os adversários.

Antes do segundo intervalo houve uma confusão entre os assessores dos candidatos Airton Souza e Jairo Jorge. O motivo? Airton teve um pedido de resposta negado pelo advogado que acompanhava o debate. Houve também participação da equipe de Marcio Freitas. A situação gerou revolta nos bastidores e um bate-boca acalorado entre as assessorias, que precisou de intervenção da turma do “deixa disso.”

A discussão seguiu no intervalo. Desta vez, não houve grupinhos. Beth Colombo, por exemplo, optou por permanecer no estúdio ao lado de seus assessores. Enquanto isso, os problemas foram apartados e todos os ânimos acalmados.

Todo o debate foi “regado” por muito café. Durante as duas horas de duração, a assessoria permaneceu em um hall montado na redação, ao lado do estúdio multimídia da Rádio ABC.

No final do debate, todos candidatos voltaram a cumprimentar, desta vez apertaram as mãos e desejaram boa sorte na reta final de campanha. No lado de fora o clima também estava tranquilo, sem ressentimentos entre as equipes.

Supercobertura do Grupo Sinos no domingo

Na reta final da campanha, o Grupo Sinos ainda realiza debates com os candidatos à Prefeitura de São Leopoldo, às 20 horas de hoje, e de Novo Hamburgo, às 20 horas de amanhã. A transmissão é ao vivo na Rádio ABC 103.3 FM e em vídeo no site abcmais.com e nas redes sociais.

No domingo, o Diário de Canoas, o site ABCmais e a Rádio ABC farão uma supercobertura do dia da eleição. As equipes estarão nas ruas a partir das 7 horas trazendo especialmente informações de mobilidade e utilidade pública para quem irá votar a partir das 8 horas. E a partir das 17 horas, também no 103.3 FM e em vídeo no site ABCmais e nas redes sociais, o Grupo Sinos acompanha a apuração minuto a minuto. A cobertura vai até o fim da noite com entrevistas e análises.

*Colaborou Juliano Piasentin

 

Veja como foi

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade