Há pouco mais de uma semana no cargo como prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques segue anunciando exonerações e nomeações de cargos de confiança (CCs) no Diário Oficial do Município.
Após a demissão da secretária da Educação de Canoas, Beth Colombo (Republicanos), a escolha de um novo nome era aguardada com atenção pela população. Leany Maria de Conti, ex-coordenadora da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, foi nomeada para assumir a pasta da educação da cidade.
“Leany é um nome técnico e da minha cota pessoal, assim como a secretária adjunta Mari Mantelli”, salienta Nedy. Segundo o prefeito em exercício, os critérios utilizados para compor o secretariado da nova gestão são baseados na competência e na legalidade.
“Estou buscando nomes técnicos, competentes, honestos e profissionais. Pessoas que tenham como norte a legalidade, a honestidade e o servir à população, ao invés de se servir”, diz.
A educação é uma das áreas mais sensíveis de Canoas. O problema crônico da falta de vagas na educação infantil da rede municipal revela o tamanho do desafio da nova secretária. A abertura e a manutenção de vagas, a construção e manutenção de creches e escolas e a qualidade do ensino estão entre as principais dificuldades.
Pelo último dado divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, em fevereiro de 2023, o déficit na educação infantil (crianças de zero a três anos) era superior a 2 mil vagas.
Primeiros dias e diálogo
Outra pasta essencial é a saúde. Ainda sem nome para o comando da Secretaria Municipal de Saúde, Nedy afirma que a definição ocorrerá com base em parâmetros técnicos. “Venho trabalhando diariamente para definir. Estou dialogando para fazer a melhor escolha para a nossa cidade o mais rápido possível.”
Na última terça-feira (26), a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, visitou o Paço Municipal. No encontro, a titular da pasta conversou com o prefeito em exercício sobre condições para potencializar os serviços de Saúde em Canoas.
A secretária Arita estuda a possibilidade de remanejar serviços que não estão batendo metas, em outros hospitais, para Canoas. “Nosso objetivo é resolver os desafios”, diz Nedy.
Dança das cadeiras no ritmo de exonerações e nomeações
A dança das cadeiras continua no Paço Municipal. Na quarta-feira (27), cinco páginas de portarias com 55 exonerações de Cargos de Confiança (CCs), do segundo escalão, foram publicadas no Diário Oficial do Município.
Após assumir no lugar do então presidente da Câmara, Cris Moraes (PV), que comandava o Executivo desde o afastamento judicial de Jairo Jorge (PSD), no fim do mês passado, Nedy tem intensificado o número de demissões de CCs da gestão anterior.
Déficit orçamentário e corte de gastos
Com previsão de déficit orçamentário para 2024 de R$ 417 milhões, o prefeito em exercício de Canoas destaca a auditoria (em processo) nas finanças da Prefeitura.
“A saúde terá atenção especial na auditoria. É preciso saber o destino dos recursos. Precisamos enxugar os gastos desnecessários e ampliar os investimentos em áreas estratégicas. Hoje, temos uma prefeitura inchada, com excesso de secretarias e cargos”, conclui.
LEIA TAMBÉM