abc+

ELEIÇÕES

Da Câmara para Prefeitura: Gustavo Finck é eleito com vantagem de mais de 40 mil votos sobre segundo colocado

Do primeiro mandato com o vereador, Finck (PP) agora assumirá o Executivo ao lado de Gerson Haas (PL)

Suelen Schaumloeffel Olkoski
Publicado em: 07/10/2024 às 00h:14 Última atualização: 07/10/2024 às 00h:15
Publicidade

Gustavo Finck (PP), sai da Câmara de Vereadores para agora comandar a Prefeitura e Novo Hamburgo pelos próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2025. Ele e seu vice, Gerson Haas (PL) ganharam o aval de 63.038 eleitores hamburguenses nas urnas neste domingo (6).

Finck é eleitoprefeito de Novo Hamburgo com mais de 53% dos votos, número corresponde a mais de 63 mil votos | abc+



Finck é eleitoprefeito de Novo Hamburgo com mais de 53% dos votos, número corresponde a mais de 63 mil votos

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

“Quero agradecer a nossa comunidade pela votação expressiva. Isso mostra que a cidade queria a mudança e vou respeitar estes números”, disse o prefeito logo após sair às ruas para celebrar com seus apoiadores, em frente ao comitê da campanha, na Rua Bento Gonçalves, no Centro.

VÍDEO: Primeiras palavras de Gustavo Finck após ser eleito prefeito em Novo Hamburgo

“Quero agradecer aos hamburguenses pela confiança em nossa chapa. Eu vim aqui para trazer gestão e vamos fazer uma grande gestão. Vamos incentivaer a atividade econômica, trazer novas empresas e comércios”, completou o vice, Gerson Haas.

Gustavo Finck (PP) e vice Gerson Haas (PL) | abc+



Gustavo Finck (PP) e vice Gerson Haas (PL)

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Os números

Finck, derrotou seus quatro adversários ao conquistar 53,32% dos votos válidos. Em segundo, ficou Tarcísio Zimmermann (PDT), com 19,01% (22.471 votos). Na sequência aparecem Tânia da Silva (MDB), com 13,98% (16.527); Fufa Azevedo (PT), com 7,2% (8.507); e Raizer Ferreira (PSDB), com 6,5% (7.684).

Em Novo Hamburgo foram 128.574 votos, destes 118.227 válidos – foram 4.268 votos nulos e 6.079 em branco. Considerando o número de 179.306 eleitores aptos na cidade, a abstenção foi de 50.732 eleitores, que corresponde a 28,29%.

Após a festa, o prefeito eleito esteve no estúdio da Rádio ABC 103.3 FM e avaliou o desempenho e a diferença de mais de 40 mil votos para o segundo colocado. “Acredito que nos últimos debates a gente queria falar, mas os outro só queria criticar. A cidade comprou a nossa ideia e temos um compromisso muito grande daqui para frente”, pontuou o político, que atualmente ocupa cadeira na Câmara de Vereadores.

PARA LEMBRAR: Qual vai ser o legado de Gustavo Finck caso eleito em Novo Hamburgo?

Gabinete no Centro?

Ainda na entrevista após a divulgação do resultado, onde Finck falou sobre planos para a cidade, o eleito revelou que a partir de 2025 o gabinete do Prefeito deve se mudar para o Espaço Cultural Albano Hartz, prédio histórico que fica no Calçadão Osvaldo Cruz. “A comunidade vai ter acesso total a prefeitura. No espaço, vamos levar os serviços para lá, onde tenha uma sala de reuniões, para que possa atender a comunidade olho no olho, sem precisar marcar com o prefeito”, disse.

Prefeito eleito Gustavo Finck no estúdio na Rádio ABC 103.3 FM logo após a apuração | abc+



Prefeito eleito Gustavo Finck no estúdio na Rádio ABC 103.3 FM logo após a apuração

Foto: Igor Müller/GES-Especial

Avaliação da Câmara e futuro

Em uma breve avaliação dos vereadores eleitos para ocupar as 14 cadeiras na Câmara hamburguense, Finck avalia positivamente a composição. “Dos 14 [eleitos], 11 aliados, podendo ser 12”, disse ele, contando também com a bancada do MBD, que na corrida eleitoral foi o partido de uma concorrente. “Não temos nada contra ninguém. Agora é pensar no futuro da cidade”, disse.

CONFIRA: Veja a lista de vereadores eleitos em Novo Hamburgo

Sobre a transição de governo, diz que vai procurar a prefeita Fatima Daudt. “Também vou procurar os demais candidatos e zerar a conta. Que seja um projeto coletivo”, finalizou.



Quem é o prefeito eleito Gustavo Finck?

Gustavo Finck tem 44 anos, é hamburguense, nascido no hospital municipal da cidade, filho de Tânia e Carlos Finck, casado com a Rita e pai da Lira e do Henry. É graduado em gestão pública, tem pós-graduação em Cidades 4.0 e MBA em Gestão de Cidades Inteligentes. Finck elegeu-se vereador pela primeira vez em 2020, pelo Partido Progressitas (PP), com 1.403 votos. Quatro anos antes, em 2016, havia concorrido a vice-prefeito de Paulo Ritzel (MDB) e não foram eleitos. Como vereador atuou como líder da oposição na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Teve suas pautas voltadas para o esporte, a saúde, ao empreendedorismo, a educação e a segurança pública. Durante o mandato criou o processo seletivo de Gestão Popular de Emendas Parlamentares, o ParticipaNH.

Quem é o vice Gerson Haas?

Nascido em 11 de maio de 1967, portanto com 57 anos, Gerson Albano Haas, que é filiado ao Partido Liberar (PL), é empreendedor do setor de embalagens plásticas, graduado em Química e Direito, e tem especialização em gestão empresarial. Natural de Vera Cruz, é casado e pai de dois filhos e chegou em Novo Hamburgo em 1989. Ele nunca fez parte de nenhum governo anterior e não participou de nenhuma disputa eleitroral anterior.

Em 2021, recebeu o Prêmio “Honraria Empresarial Júlio Redecker”, da Câmara de Vereadores. Foi presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Rio Grande do Sul. Também foi parte do conselho da Associação Brasileira da Indústria do Plástico, do conselho Sesi e do Senai. Além disso, em 2021 também foi diretor da Fiergs/RS, até 2024.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade