Após muitas articulações internas entre os partidos eleitos em 2024, foi definida a Mesa Diretora de 2025 da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo. A Casa será presidida pelo vereador Cristiano Coller (PP). Completam a Mesa Daia Hanich (MDB), como vice-presidente, Felipe Kuhn Braun (PSDB), como 1º secretário, e Joelson de Araújo (Republicanos), como 2ª secretário.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
Em entrevista ao ABC Mais, Coller compartilhou detalhes das articulações políticas que culminaram em sua escolha, seus planos para a condução do Legislativo e como pretende trabalhar em conjunto com o Governo Gustavo Finck (PP).
Articulações e consensos
Segundo Coller, a construção da Mesa Diretora exigiu diálogo intenso e busca de consenso entre as siglas representadas na Câmara. “Foi um processo de escuta e alinhamento de prioridades. Nossa principal preocupação foi garantir que todos os partidos tivessem voz e que o trabalho fosse voltado para atender às necessidades da população”, destacou.
Orgulho e confiança renovada
Coller, que assume a presidência da Câmara pela segunda vez após eleições unânimes, o vereador não esconde o orgulho em ser novamente confiado pelos colegas de parlamento. “Pra mim é motivo de orgulho ver a confiança dos meus colegas no trabalho e mais uma vez ser eleito de forma unânime”, declarou. Ele também destacou sua trajetória no Legislativo hamburguense, sendo o vereador mais votado nas eleições de outubro de 2024. “Fui eleito em 2012, 2020 e 2024, e agora vou cumprir o meu terceiro mandato. Em 2022, tive a honra de presidir a Câmara e, agora, volto com o compromisso de dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito”, ressaltou Coller.
Referente a seu mandato como presidente, diz que pretende fomentar o diálogo com os outros 13 parlamentares, aproximar a Câmara da população e promover reparos na estrutura da Casa.
Relação com o Executivo
Sobre a parceria com o Governo Gustavo Finck, Coller reafirmou o compromisso de manter um diálogo aberto e colaborativo, mas sem abdicar do papel fiscalizador da Câmara. “Nosso objetivo é atuar de forma harmônica com o Executivo, sempre priorizando o interesse público. Estamos aqui para construir juntos, mas também para apontar melhorias quando necessário”, afirmou. “Não é porque sou do mesmo partido do prefeito que os projetos enviados pra cá não serão analisados com imparcialidade mas essa postura de aproximação que o Executivo vem tomando já demonstram que teremos um diálogo melhor entre os poderes nesta Legislatura”, afirma se referindo á reunião convocada pelo prefeito para debater a reforma administrativa antes do texto ir à votação na última semana.
Prioridades para 2025
Entre as metas, o novo presidente elenca uma série de ações voltadas para a modernização da Casa e para melhorar a acessibilidade e o funcionamento do Legislativo. Entre os projetos propostos, está a reforma do prédio da Câmara, com reparos no telhado, e a continuidade de um projeto iniciado durante seu primeiro mandato como presidente: a troca da fiação elétrica e os ajustes necessários para garantir a acessibilidade no parlamento. “É uma estrutura de 40 anos que precisa de atenção. Estamos falando de medidas pontuais, mas que, no final, irão gerar economia e melhorar o funcionamento da Casa, sem falar que manter a infraestrutura da Câmara em boas condições torna o trabalho mais eficiente e seguro para todos os trabalhadores que atuam aqui.”, afirmou Coller.
Como parlamentar, uma das principais prioridades do pregressista será a retomada do projeto do Bolsa-Atleta, que tem como objetivo apoiar atletas de alto rendimento em diversas modalidades esportivas. O projeto visa oferecer auxílio financeiro para que os esportistas possam se dedicar integralmente às suas modalidades, sem depender de outras fontes de rendimento. “Já apresentamos a pauta anteriormente, mas não conseguimos avançar com ela. Este ano, quero retomar a proposta buscando a aprovação para beneficiar nossos atletas que representam nossa cidade”, afirmou.
Reformas e melhorias internas
Além das reformas estruturais, Coller planeja realizar uma avaliação detalhada dos setores administrativos da Câmara para identificar necessidades internas. A ideia é otimizar o uso de recursos e garantir que o Legislativo funcione de maneira mais ágil e econômica. “Queremos melhorar os processos internos, fazer ajustes que contribuam para o bom andamento das atividades e para que a população tenha acesso a um serviço cada vez mais eficiente”, destacou.
Otimização das plenárias e continuidade das sessões especiais
Outro ponto importante para o novo presidente é a otimização das plenárias. Ele pretende buscar formas de tornar as sessões mais ágeis, melhorando o tempo de deliberação e a participação dos vereadores. “Vamos trabalhar para dar maior celeridade às plenárias, sem perder a qualidade do debate, e continuar com as sessões especiais, aproximando os trabalhos legislativos das comunidade”, explicou Coller.
LEIA TAMBÉM