O vereador Enio Brizola (PT) quer convocar motoristas da Viação Santa Clara (Visac-RS), a prestar esclarecimentos sobre questões relacionadas ao sistema de transporte coletivo na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos ônibus da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo.
O colegiado investiga denúncias de atrasos nas linhas, suspensão de serviços e utilização de veículos em qualidade aquém do prometido pela companhia, responsável pelo serviço desde o dia 27 de abril.
Na sessão marcada para o início desta tarde, a CPI deve analisar os requerimentos de convocação de dez trabalhadores, que será apresentado por Brizola, secretário da comissão.
“O testemunho dessas pessoas é de extrema importância, uma vez que a função desempenhada por esses trabalhadores foi apontada, pelas três testemunhas já ouvidas pela CPI, como fator determinante para os atrasos de linhas e itinerários”, afirmou o vereador. “Precisamos ouvi-los, eles estão lá na ponta, são as pessoas que acompanham diariamente o sistema de transporte.”
Conforme o parlamentar, a comissão pretende averiguar fatores ligados à rotina dos motoristas: se foi disponibilizado treinamento sobre a operação do sistema aos profissionais, a operacionalidade da grade horária e o atendimento aos usuários.
Oitivas seguem
A comissão se reúne na tarde desta quinta, a partir das 13 horas, para tomada de depoimento do diretor-geral da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), Diego Martinez, e do administrativo-financeiro da companhia, Gustavo Zott. A oitivas podem ser acompanhadas ao vivo pelo TV Câmara.
LEIA TAMBÉM