A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos ônibus, criada pela Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, se reúne pela primeira vez nesta segunda-feira (27). O encontro, marcado para as 17h30 no Plenarinho Pedro Thön, deve definir a eleição de presidente e vice-presidente do colegiado, além da escolha do relator, responsável pela elaboração do plano de trabalho, que pretende investigar os problemas do transporte público desde o início da operação da Viação Santa Clara (Visac-RS), em 27 de abril.
Inspetor Luz (PP), que propôs a CPI, espera que a Casa mantenha a tradição e dê ao proponente o posto principal. Completam a lista de participantes, Enio Brizola (PT), Lurdes Valim (Republicanos), Raizer Ferreira (PSDB), Ito Luciano (Podemos), Fernando Lourenço, o Fernandinho (Solidariedade) e o emedebista Ricardo Ritter, o Ica.
Dos sete vereadores que vão conduzir a CPI dos Ônibus, três votaram contra o requerimento de abertura da comissão e fazem parte da base governista. As vozes dissonantes são do líder de governo na Casa, Ricardo Ritter, e dos vereadores Ito e Fernandinho. Com a ampla maioria, a oposição deve pleitear a relatoria da comissão.
Investigação
Conforme exposto em ato assinado por cinco parlamentares, a comissão terá como objetivo apurar, no prazo de 120 dias, as denúncias envolvendo atrasos, a suspensão de linhas e as condições dos veículos após uma avalanche de reclamações por parte dos usuários.
O cronograma de atividades também deverá ser definido durante a reunião dos parlamentares, que formarão os grupos de trabalho.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags