A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do transporte público, a CPI dos ônibus da Câmara Legislativa de Novo Hamburgo, vai retomar as atividades nesta quinta-feira (20) para a quarta rodada de depoimentos. A primeira sabatina será do diretor-geral da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), Diego Martinez. Também está prevista a oitiva do diretor administrativo-financeiro da companhia, Gustavo Zott.
Conforme o cronograma da CPI, Martinez deverá ser ouvido a partir das 13 horas no plenário da Casa. Logo após, Zott depõe.
Secretário da comissão, o vereador Enio Brizola (PT) reforçou que ambos são fundamentais para o esclarecimento do caso que investiga possíveis irregularidades no sistema de transporte público coletivo, administrado pela Viação Santa Clara (Visac-RS) há aproximadamente dois meses.
Bilhetagem
Nos depoimentos desta quinta, o foco dos membros da comissão será o Serviço de Bilhetagem Eletrônica (SBE), coordenado pela Comur. A operação de tarifação de passagens é apontada como uma das causas para os atrasos no percurso dos ônibus.
“Queremos entender como funciona o sistema e o tempo médio que leva a operação até o usuário passar pela catraca”, adianta Brizola.
A divulgação sobre as formas de pagamento da tarifa e o cadastro do cartão na plataforma, batizada de MixMob – Sistema Integrado de Mobilidade do Município, também permearão a sabatina.
“Pessoas ainda nos procuram com dúvidas sobre como se pode fazer o pagamento, se é possível pagar na hora em dinheiro. São informações que deveriam ser amplamente divulgadas antes do início da operação”, pontua o parlamentar.
A última sessão da CPI aconteceu na terça-feira (18), quando o especialista em Trânsito e Transporte Leandro de Bortoli, ex-diretor de Transporte Público de Novo Hamburgo, prestou depoimento.
LEIA TAMBÉM