ANÁLISE
Como Gustavo Finck pavimentou o caminho até a eleição para prefeito de Novo Hamburgo
Candidato do PP fez 40,5 mil votos a mais que o segundo colocado, Tarcísio Zimmermann, do PDT
Última atualização: 07/10/2024 14:56
O foguetinho usado nas pesquisas que apontavam para a vitória do progressista Gustavo Finck à Prefeitura de Novo Hamburgo pode ser considerado um símbolo do crescimento do político na cidade.
Chegou à Câmara em 2020 com o menor número de votos entre os eleitos – 1.403. Quatro anos depois, conquista a Prefeitura com 63.038 votos, bem mais que a sua antecessora fez em 2020. Naquele ano, Fatima Daudt (à época no PSDB e hoje no MDB) se reelegeu com 51.467. Em 2016, ela se tornou prefeita com 36.435 votos.
Foi justamente nos pontos sensíveis do governo Fatima que o vereador Finck pavimentou o caminho vitorioso nas urnas.
Assumiu protagonismo nas críticas sobre os problemas da Casa de Bombas, foi porta-voz de descontentes que apontavam uma gestão de pouco contato com as pessoas, criticou o empenho insuficiente para manter empresas e esteve com o povo na turbulenta troca da concessionária de ônibus.
Foi uma vitória de lavada. Somados, Tarcísio, Tânia, Fufa e Raizer fizeram 55.189 votos. Ficaram 7.849 votos abaixo do eleito.
A votação expressiva se torna ainda mais representativa com a composição do Legislativo hamburguense para o período 2025/2028: dos 14 vereadores eleitos, 11 – ou até 12, conforme as articulações políticas possam determinar –, estarão com Finck. Nessa conta estão incluídos os três eleitos pelo MDB, atual partido da prefeita Fatima.
Liderança regional do Progressistas, o deputado estadual Issur Koch sai fortalecido da eleição deste domingo. Cita como grandes vitórias cidades como Sapiranga, Sapucaia, Ivoti e Dois Irmãos. Além, claro, de Novo Hamburgo, seu berço político. O deputado estadual Gaúcho da Geral (PSD) é outro apoiador importante na candidatura de Gustavo Finck.
Os irmãos Zucco (deputado estadual Delegado Zucco e deputado federal Luciano Zucco) também reafirmam sua força na região ao participarem ativamente das vitórias de Delegado Heliomar, em São Leopoldo, e de Gustavo Finck, em Novo Hamburgo.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Para ver este conteúdo na íntegra, é necessário que você seja assinante