Os primeiros dias da gestão de Gustavo Finck (PP) e Gerson Haas (PL) à frente da Prefeitura de Novo Hamburgo estão gerando repercussão devido às situações inusitadas que marcaram o início do mandato.
Após uma posse “à luz de lanternas”, na quarta-feira (1º), em razão de falhas no fornecimento de energia elétrica após chuvas fortes, o primeiro dia de trabalho em 2025 foi repleto de eventos incomuns.
LEIA TAMBÉM: Gestão Finck deve exonerar cerca de 90 cargos comissionados nos primeiros dias de governo
Na quinta-feira (2), primeiro dia útil do ano, servidores, secretários, vereadores e deputados se reuniram na recepção do Centro Administrativo Leopoldo Petry, sede da Prefeitura, para dar as boas-vindas aos novos gestores.
A recepção incluiu uma apresentação musical do cantor e compositor nativista Délcio Tavares, autor de Hino de Novo Hamburgo. A canção foi entoada pelo artista, acompanho de palmas e coro dos presentes.
Tavares, que foi um dos apoiadores da campanha de Finck e Haas, fez a apresentação sem cobrar cache, gesto destacado pelo prefeito. “A presença do Délcio aqui representa o que queremos para a nossa gestão: valorizar a nossa gente, o talento de quem é daqui”, afirmou Finck ao se referir ao artista, natural de Novo Hamburgo.
CLIQUE PARA LER: Prefeito de Novo Hamburgo passa a responder interinamente por três secretarias
Além disso, o pastor Manasses Prate Pires, da Assembleia de Deus Floresta, fez uma oração especial para abençoar a nova gestão e pedir proteção à Administração.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER A NEWSLETTER DO ABCMAIS
Participação
Em seu primeiro discurso aos servidores, Finck destacou a importância da participação da população e dos servidores públicos na construção do seu governo.
“Chegou a hora da mudança e eu preciso contar com vocês. O gabinete (do prefeito) estará de portas abertas para receber sugestões, assim como recebemos sugestões para fazer a reforma administrativa (projeto de lei que está em tramitação na Câmara de Vereadores)”, afirmou, completando que “muitos servidores, mesmo em férias, estavam nos mandando sugestões para aprimorarmos o texto da reforma e para administrar melhor o nosso município, a Prefeitura e entregar serviços de qualidade.”
ACESSE: Cortes, IPTU e calamidade: os primeiros atos do governo de Gustavo Finck
Apoios importantes
Durante sua fala, o gestor municipal frisou ainda o apoio dos partidos que compõe a base do governo (PP, PL, Republicanos e PRD) para a consolidação da chapa vencedora do pleito.
Finck registrou que os deputados Delegado Zucco (Republicanos) e Issur Koch (PP) foram cogitados para integrar a chapa de partidos de direita à Prefeitura.
“Eu preciso agradecer aos deputados Zucco e Issur que abriram mão de disputar a Prefeitura e nos apoiaram nesta jornada por acreditarem no nosso projeto. Agora, tenho certeza de que, lá na Assembleia, eles continuarão trabalhando em prol da nossa cidade”, finalizou.
Após o ato, Finck seguiu o dia em reuniões com sua equipe que ainda tem cargos de liderança importantes em aberto, a exemplo das secretarias de Saúde e Obras, que foram interinamente assumidas por nomes da atual equipe.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP
LEIA TAMBÉM