O terceiro prefeiturável mais votado no 1º turno foi Campiol (Novo), com 18.814 (12,89%) votos. Já Beth Colombo (Republicanos) recebeu 15.313 (10,49%) votos, Marcio Freitas (PRD) 10.121 (6,93%) e Rodrigo Cebola 6.824 (4,67%).
Na votação para prefeito foram 16.588 (9,37%) votos em branco e 14.382 (8,13%) votos nulos. Estavam aptos a votar 259.593 eleitores canoenses. A soma dos votos brancos, nulos e entre os seis candidatos totalizou o comparecimento de 176.956 eleitores. A abstenção foi 82.637 eleitores.
“Os meus adversários decretaram a minha morte política. Eles achavam que eu não estaria no segundo turno. O resultado mostrou a nossa resiliência, a nossa força e mostrou também que os canoenses querem debater mais”, declarou Jairo Jorge (PSD) durante o encontro com apoiadores no comitê, localizado na Avenida Victor Barreto, 3692.
Em coro, os apoiadores da chapa, Jairo Jorge (PSD) e Maria Eunice (PT), ovacionaram a entrada da dupla. Aos gritos, o nome de Jairo era ecoado pelo salão. “Mostramos que somos como a Fênix, renascemos das cinzas. Um segundo elemento que essa eleição mostra é que o povo quer debater, mas agora, mano a mano, não mais cinco contra uma pessoa. A partir de agora, o eleitor terá a oportunidade de avaliar o projeto de cada um e poder comparar o trabalho e a história de cada um”, frisou o prefeiturável diante dos seguidores.
Jairo enfatizou que acredita na capacidade de diálogo e na força militante. “Nós sempre cumprimos com a palavra. Por tanto, os que nos enfrentaram no 1º turno sabem quem é Jairo Jorge e sabem quem é o nosso adversário. Discutiremos um futuro de projeto de Canoas e vamos debater com a sociedade. Eu não tenho dúvida de que no dia 27 de outubro faremos uma grande festa, que será a festa da vitória de Canoas. Será a vitória daqueles que querem dar a volta por cima e não dos que querem voltar ao passado.”
Em continuidade ao discurso, Jairo disse que no segundo turno será possível comparar a biografia e ficha de cada candidato. “Agora poderemos comparar a ficha corrida de cada um. E ver quem está efetivamente impedido ou com risco da perda da função pública. É o que chamamos de candidato Kinder Ovo, você abre e vem uma surpresa. Queremos fazer um debate claro e ver quem tem experiência e competência para liderar Canoas”, ressaltou o candidato.
Para a candidata a vice na chapa, Maria Eunice, o caminho no segundo turno será de diálogo e união em busca da vitória. “Já começamos a conversar com nossos amigos, companheiros, conhecidos, parentes. Estamos convocando todos até a vitória”, salientou.
Ao ser questionado sobre as futuras alianças para a disputa em segundo turno, Jairo evidenciou a necessidade de construir e obter apoio em cima de projetos e ideias. “Tenho uma história. Os líderes políticos de Canoas me conhecem. Sempre tratei a todos com respeito, isso me permite dialogar e buscar aliados [as] que possam estar junto comigo na caminhada do segundo turno, sendo uma nova eleição. Quero lembrar que o jogo foi zerado. A bola está no centro novamente. Nós vamos discutir e preparar um debate profundo de comparação, biografia, experiência e propostas para a cidade”, finalizou Jairo Jorge.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags