CALAMIDADE

CATÁSTROFE NO RS: TSE prorroga prazo de cadastro eleitoral no Estado; veja nova data limite

TRE-RS suspendeu atendimentos nos cartórios eleitorais até segunda-feira (6); encerramento para alistamento e regularização do título de eleitor era dia 8 de maio

Publicado em: 02/05/2024 18:40
Última atualização: 02/05/2024 18:42

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, durante sessão plenária desta quinta-feira (2), a prorrogação, por mais 15 dias, do fechamento do cadastro eleitoral nas cidades atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. 


Governador Eduardo Leite embarca para Santa Maria para reunião com presidente Lula e ministros Foto: Maurício Tonetto / SECOM

O prazo para fazer emissão ou alteração do título eleitoral encerra na próxima quarta-feira (8), mas em razão da situação de calamidade pública, os municípios que precisarem terão mais duas semanas, ou seja, até 23 de maio. “Em nome do TSE e de toda a Justiça Eleitoral, apresento toda a nossa solidariedade e todo o apoio, não só ao povo do estado do Rio Grande do Sul, mas também ao governo estadual, que se encontra numa verdadeira situação de calamidade pública”, disse o atual presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes.

A decisão foi tomada pela Corte a partir de sugestão da ministra Cármen Lúcia, que assume a presidência do TSE em junho e comandará a eleição municipal deste ano. “Há cartórios embaixo d’água, com serviços inacessíveis. A chuva poderá aumentar nos próximos dias, me parece improvável que as localidades tenham condição de atendimento normal até o dia 8”, argumentou a ministra.


Decreto dará aval


A prorrogação só valerá para os municípios onde houver sido decretado o estado de emergência. Também será preciso que o cartório eleitoral formalize o pedido ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), comprovando a necessidade diante da calamidade pública.

Cartórios com atendimento suspenso


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) informou, na tarde de hoje (2), que o atendimento presencial em todos os cartórios eleitorais do estado estão suspensos, nesta sexta-feira (3), em razão da enchente causada pelas fortes chuvas.


A orientação é que os servidores aguardem “novas informações na próxima segunda-feira (6), sendo que nenhum prejuízo de cunho político sofrerá o cidadão gaúcho”, diz a portaria conjunta assinada pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak e o vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Voltaire de Lima Moraes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas