abc+

ÁGUA POTÁVEL

CATÁSTROFE NO RS: São Leopoldo recebe purificadores de água do Governo Federal

Vinte purificadores de água foram enviados para tratamento da água

Joceline Silveira
Publicado em: 09/05/2024 às 17h:08
Publicidade

Nesta quinta-feira (9), uma doação de 20 purificadores de água PW5660 do Governo Federal chegou à São Leopoldo, uma das cidades gaúchas mais afetadas pelos efeitos severos da crise climática que assola o Estado.

Ao todo, município recebeu vinte equipamentos  | abc+



Ao todo, município recebeu vinte equipamentos

Foto: Prefeitura de São Leopoldo/ Valentin Thomaz

A entrega ocorreu no Centro de Esporte e Lazer, da Unisinos, maior abrigo do município, pelos ministros Paulo Pimenta, da Comunicação, e Waldez Goés, do Desenvolvimento Regional. “Com essa doação nós poderemos atender melhor as pessoas que estão abrigadas, fruto dessa catástrofe que estamos vivendo”, afirmou o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi (PT). A cidade do Vale do Sinos tem 180 mil pessoas desalojadas, destas, mais de 15 mil estão nos 69 albergues. O município tem aproximadamente 220 mil habitantes. 

Os equipamentos compõe o lote de 220 máquinas que chegaram em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que aterrissou em Canoas, ontem (8). Além de São Leopoldo, Canoas, Guaíba e Porto Alegre foram contempladas com as doações. “A grande utilidade do purificador é viabilizar água potável para os abrigos que não têm água potável. Boa parte dos abrigos pode ter água potável. Então, 220 purificadores, na nossa avaliação, serão suficientes para suprir a demanda por água potável nesses abrigos”, argumentou Pimenta.

Purificadores

Cada equipamento que utiliza tecnologia brasileira consegue filtrar cerca de 5 mil litros de água por dia, tornando-a potável. No total, somando a capacidade de todos os aparelhos entregues, será possível produzir mais de um milhão de litros de água potável por dia. A doação ao Estado aconteceu devido à uma parceria entre o influenciador Felipe Neto, o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT) e a primeira-dama, Janja Lula Silva. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade