O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou com uma comitiva de ministros na Base Aérea de Santa Maria por volta das 10h45 desta quinta-feira (2). Lula veio ao RS para acompanhar a situação do Estado com as fortes chuvas que já haviam matado ao menos 13 pessoas até o começo da manhã e levaram o Estado a decretar estado de calamidade pública.
O presidente, acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, foi recebido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e outros políticos.
De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, articulador da visita presidencial, em razão das condições climáticas, o sobrevoo pela região foi cancelado.
Durante a passagem pelo RS, o presidente fará reuniões com autoridades responsáveis no município. “Não vai faltar empenho, recursos e apoio humanitário”, afirmou Pimenta.
O governo federal informou que disponibilizou 300 homens do Exército, equipamentos para botes salva-vidas e oito helicópteros para atender as demandas das prefeituras.
Poucas horas antes da chegada do presidente Lula a Santa Maria, Leite afirmou que é preciso uma “articulação para a mais absoluta perfeita sintonia” entre as Forças Armadas e o Estado para o resgate de pessoas, e que não é o momento para “sobrevoos simplesmente”. A fala do governador foi divulgada em um vídeo nas redes sociais.
Estou embarcando neste momento para Santa Maria, onde encontrarei o presidente @LulaOficial. Não é momento apenas de sobrevoos, mas de articulação de todos para salvar vidas. As aeronaves precisam estar focadas nos resgates. Precisamos somar todos os esforços.
Eu pic.twitter.com/YvhMBjRyon— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 2, 2024
Os seguintes ministros e autoridades acompanham Lula na visita:
Rui Costa, ministro da Casa Civil;
Renan Filho, ministro dos Transportes;
Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional;
Jader Filho, ministro das Cidades;
Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social;
General Tomás Paiva, comandante do Exército;
Major Brigadeiro Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica;
Wolnei Wolff Barreiros, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil;
Carlos Antônio Rocha de Barros, diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit);
Edegar Pretto, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
LEIA TAMBÉM