VALE DO PARANHANA

CATÁSTROFE NO RS: "Futuramente vai ter que ser evacuada toda aquela área", diz prefeito sobre bairro atingido por deslizamentos

No sábado (11), cerca de 30 moradores foram retirados da Vila Dreher, em Três Coroas, e encaminhados para um abrigo; em outro bairro cerca de 50 pessoas também tiveram que deixar suas casas

Publicado em: 13/05/2024 16:25
Última atualização: 13/05/2024 16:36

Severamente atingida pelas chuvas que castigam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas, Três Coroas, no Vale do Paranhana, planeja mudar parte da área urbana da localidade de Vila Dreher para fora da região sujeita a deslizamentos. “É o caso mais grave, e, que futuramente vai ter que ser evacuada toda aquela área”, afirmou o prefeito Alcindo Azevedo durante entrevista ao programa Tá na Hora, da Rádio ABC 103.3 FM, nesta terça-feira (13).


Deslizamento de terra atingiu três casas em Três Coroas Foto: Reprodução/Redes sociais

Entre sexta-feira (10) e madrugada de domingo (12) a cidade registrou um acumulado de chuva entre 50mm a 60 mm.

Localizada no bairro Moreira, próximo ao pedágio de acesso à Gramado, na RS-115, a região registrou no último sábado (11) um deslizamento de terra que atingiu quatro casas, arrastadas pela água e a lama, as residências acabaram despencando de uma altura de 15 metros. Ninguém ficou ferido. “Durante a tarde e o começo da noite (de sábado) a região foi evacuada com a ajuda do Corpo de Bombeiros. Mas os estragos ainda nem foram calculados porque as casas ao caírem atingiram outras residências que também foram bem danificadas”, comentou o coordenador da Defesa Civil de Três Coroas, Augusto Dreher. 

Cerca de 30 moradores foram retirados da região e encaminhados para o abrigo no Instituto Santa Cecília.

Conforme análise da Defesa Civil, 10 imóveis foram condenados por apresentam problemas estruturais: rachaduras nas paredes e calçadas, portas cedendo e piso desnivelado. “O que podemos afirmar agora é que essas pessoas não vão poder mais voltar pra lá, e reconstruir, porque aquele trecho é de alto risco”, concluiu Dreher. “O que a gente pede é que as pessoas respeitem as orientações da Defesa Civil, não esperem o pior acontecer, saíam de casa imediatamente quando foram alertados de risco de deslizamentos”, concluiu o gestor municipal.

Outras áreas atingidas 

Deslizamentos de terra também foram registrados no Loteamento Semaco, onde cerca de 50 pessoas tiveram que deixar suas casas. E, em trechos do bairro Encosta da Serra, onde a terra invadiu vias. Seis equipes da Prefeitura atuam na limpeza da cidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas