O Sindicato dos Professores de Novo Hamburgo (SindProfNH) encaminhou à Câmara de Vereadores um ofício com uma série de medidas em apoio aos servidores públicos atingidos pelos fortes temporais. A presidente da entidade, Luciana Martins, destacou que os funcionários públicos estatutários não são contemplados com benefícios como o Saque Calamidade do FGTS.
Entre as iniciativas, estão a suspensão da cobrança do crédito consignado, alternativa disponibilizada aos funcionários estaduais. No Banrisul, por exemplo, a suspensão de cobrança das parcelas chega à 120 dias. Contundo, de acordo com a direção do banco, para que o benefício seja estendido aos municípios o prefeito deve procurar o gerente local do banco.
“Assim como milhares de moradores de Canudos e da Santo Afonso, muitos professores e professoras foram atingidos, direcionados a alojamentos ou abrigados em casas de parentes. E seguimos com um grande número de trabalhadores que ainda não retornou para suas casas ou que está apenas iniciando a limpeza”, argumentou a educadora.
13º e reajuste dos vencimentos
A categoria ainda pede a reposição inflacionária dos salários do funcionalismo, que deveria ter ocorrido no mês de abril e a antecipação do 13º salário. As demandas foram lidas na tribuna pela presidente da entidade, Luciana Martins, durante a sessão desta segunda-feira (27). Sobre a antecipação do 13º, a proposta foi transformada em indicação ao executivo pelo vereador Enio Brizola (PT). Já a proposta de reajuste dos vencimentos, conforme o presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), a proposta já foi enviada pelo Executivo e deve iniciar sua tramitação na Casa após sua leitura na sessão de quarta-feira (29).
LEIA TAMBÉM