Com a extinção da Secretaria da Reconstrução do Rio Grande do Sul, marcada para esta sexta-feira (20), o governo federal anunciou a criação de uma nova estrutura que ficará responsável pelo acompanhamento das obras de proteção no estado, que estão sendo financiadas com recursos federais. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17) pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social e ex-ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta.
A nova estrutura, chamada Casa do Governo no Rio Grande do Sul, será subordinada à Casa Civil e terá como principal missão coordenar e supervisionar os projetos e obras que estão em andamento em todo o território gaúcho. Maneco Hassen (PT), ex-prefeito de Taquari e atual secretário da Reconstrução, foi nomeado para comandar o novo órgão.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Pimenta destacou o modelo adotado em Roraima, onde a Casa do Governo, em Boa Vista, coordena as ações de todos os ministérios externos ao atendimento das comunidades Yanomami. “A Casa do Governo é um modelo que está dando certo. Criamos em Roraima e ela coordena todas as ações de todos os ministérios em relação aos Yanomamis. No Rio Grande do Sul, ela vai coordenar as ações de todos os ministérios envolvidos no trabalho de dependência”, afirmou.
A Casa do Governo funcionará no mesmo endereço da antiga secretaria, no prédio do Banco do Brasil, localizado no centro de Porto Alegre.
Veja o vídeo:
LEIA TAMBÉM