abc+

ELEIÇÕES 2024

Candidatos a prefeito de Portão debatem propostas para a cidade

Kiko Hoff (PDT) e João Pedro Gaspar dos Santos (PT) participaram de programa na Rádio ABC 103.3 FM na manhã desta terça-feira (24)

Renata Strapazzon
Publicado em: 24/09/2024 às 10h:53
Publicidade

Os dois candidatos que disputam a Prefeitura de Portão participaram nesta terça-feira (24) do debate promovido pela Central Grupo Sinos de Eleições. O encontro no estúdio da Rádio ABC 103.3 FM, em Novo Hamburgo, reuniu os prefeituráveis JP – João Pedro Gaspar dos Santos (PT) e Kiko Hoff (PDT).

Debate entre os prefeituráveis Kiko Hoff (PDT) e JP Gaspar (PT)



Debate entre os prefeituráveis Kiko Hoff (PDT) e JP Gaspar (PT)

Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial

O debate foi mediado pelo jornalista João Paulo Gusmão. Durante cerca de 1h20, os dois candidatos puderam apresentar suas propostas em três blocos que reuniram perguntas feitas entre eles com tema livre e também assuntos escolhidos por sorteio. Houve, também, espaço para avaliação de pedidos de resposta, quando os candidatos se sentissem pessoalmente ofendidos pelo adversário (que não foi solicitado) e considerações finais.

O debate foi transmitido ao vivo pelo site abcmais.com, YouTube e redes sociais do Grupo Sinos. O posicionamento dos participantes no estúdio foi definido em reunião com assessores.

Temas abordados  

Durante o debate, os candidatos abordaram temas relevantes para a cidade. Dentre os assuntos comentados estiveram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), funcionalismo público, limpeza urbana, desenvolvimento social, construção de moradias, geração de empregos e arrecadação.

IPTU
Em seu plano de governo, JP Gaspar propõe mudanças na cobrança do imposto na cidade. “Propomos o IPTU Social, revisar cobrança nas regiões habitadas por famílias de baixa renda, corrigindo distorções. Hoje muitas pessoas vivem com insegurança porque temem perder suas casas”.

LEIA TAMBÉM:  Em missão no Quênia, Unisinos e Tecnosinos buscam ampliar intercâmbios

Sobre este tema, o candidato Kiko Hoff defendeu o aumento do IPTU, feito em seu governo, mas prometeu novidades. “Fizemos o que era a maior justiça, tínhamos casas subavaliadas e demos um padrão. Em alguns casos, a correção foi de 900%. Quero modificar o IPTU no ano que vem, para reduzir daquelas vilas em que o imposto esteja maior”.

Funcionalismo
JP Gaspar trouxe à tona o tema do funcionalismo público. “Queremos tratar da valorização com diálogo permanente com a categoria. O funcionário motivado vai produzir mais. Queremos valorizar o servidor, realizar concurso público para suprir vagas, ter um plano de carreira e respeitar a independência do sindicato dos servidores, que precisa ter autonomia para defender os direitos dos trabalhadores”.

MORTE NO TRÂNSITO: RS-239: Mulher morre atropelada em acidente na rodovia

Kiko Hoff também comentou sobre o tema. “Parto da premissa que o diálogo é essencial para o bom relacionamento. Sentei com os sindicatos todos os anos e fizemos o que acreditávamos de melhor, revisamos pisos, aumentamos o vale refeição em 85%, o que é uma forma de valorizar funcionário mais humilde. Tem muito a ser feito, mas tenho um grupo extremamente motivado”.

Arrecadação
Kiko destacou a arrecadação do município, que passou, segundo ele, de R$92 milhões em 2021 para quase R$200 milhões em 2024. “Recebo o empresário com tapete vermelho. Ele é o formador de riqueza do nosso município. Foi a quantidade de empresa que veio para Portão que fez obras que transformaram a vida da nossa gente”.

VIU ESTA?: Preço da carne terá reajuste para os gaúchos por causa das queimadas

Justiça social
“Este vai ser o eixo principal do nosso governo. Vamos cuidar das pessoas, tem muita gente passando necessidade, abandonada em Portão”, destaca JP.

Veja como foi o debate 

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade