Com quantos votos se garante uma cadeira de vereador? Em muitos municípios são necessários milhares mas, em Santa Maria do Herval, na Encosta da Serra, um candidato que ficou como suplente no pleito de 2020 com apenas cinco votos assumiu o cargo neste mês.
O município tem 6,3 mil habitantes. Na eleição municipal de 2020 eram 5,1 mil eleitores aptos. Destes, 4,7 mil foram às urnas. A maioria, 3,5 mil, elegeu a prefeita Mara Susana Schaumloeffel Stoffel (PDT). Com 495 votos, Tânia Alles (PSB) foi a mais votada para o Legislativo.
Foram 34 candidatos a vereador em 2020. Destes, nove se elegeram e os demais ficaram como suplentes. Dois receberam a indicação de apenas cinco eleitores cada: Janete Cabral da Silva (PP) e José Joel Cabreira da Silva (PSDB).
Conhecido como Joel dos Moranguinhos, o tucano acabou assumindo como titular neste mês por conta do afastamento, por 30 dias, da vereadora Rubia Reisdorfer (PSDB). O primeiro suplente era Germano Seger (PSDB), que fez 172 votos. Mas, alegando motivos diversos, ele passou a vaga para o produtor de moranguinhos.
A depender do afastamento da titular, a vereadora Rubia, Joel dos Moranguinhos fica no cargo durante todo o mês de março. “Eu não esperava assumir, mas é a oportunidade de fazer algumas reivindicações que a comunidade local tem me pedido”, disse.
E mesmo após garantir somente cinco votos em 2020, o produtor rural diz que pretende concorrer novamente no pleito de outubro. “Se o partido assim entender, pretendo concorrer. Mas só posso afirmar depois das prévias partidárias”, adverte, cauteloso.
LEIA TAMBÉM