O ano legislativo inicia, oficialmente, as atividades a partir de 1º de fevereiro. Entretanto, as articulações começaram ainda em 2023, com os vereadores dedicando o último dia de trabalho para mudanças na organização das Casas com a eleição dos integrantes das Mesas Diretoras de cada parlamento.
Confira os presidentes, vice-presidentes e secretários de mesas diretoras para 2024, último ano das atuais legislaturas.
Como ficou a distribuição de cargos:
Novo Hamburgo- O decano Gerson Peteffi (MDB) foi eleito por aclamação presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo para 2024. A decisão unânime, da única chapa que formalizou a inscrição para concorrer ao comando da Casa, será a terceira passagem pela presidência do emedebista. Ele substitui Fernando Lourenço, o Fernandinho (PDT). Na nova composição o vice-presidente será o petebista Ito Luciano, com Ricardo Ritter, o Ica e Semilda Tira, ambos tucanos, serão os secretários.
Campo Bom- Em 2024 o vereador em primeiro mandato, Professor Jéferson Nunes (PDT) vai comandar os trabalhos políticos e administrativos no Legislativo campo-bonense. Apenas uma chapa foi inscrita e a mesma recebeu 11 votos favoráveis. Nunes ocupa cargo deixado pelo emedebista Jerri Moraes. Além dele, a composição da Mesa Diretora conta com o vereador Alexandre Hoffmeister (Progressistas) na vice-presidência, João Paulo Berkembrock (MDB) como primeiro-secretário e Professora Sandra Orth (PSDB) como segunda-secretária.
Sapiranga- Na Cidade das Rosas o Partido Progressistas (PP) segue no comando do legislativo municipal. O vereador Tiago Moraes (PP) deixa o cargo que ocupou em 2023 para o colega de partido, o vereador Leandro da Costa, eleito presidente da Câmara dos Vereadores para 2024. O parlamentar conduzirá o Legislativo pela segunda vez, já que em 2021 esteve no comando da Casa. Na composição da nova Mesa Diretora ainda foram eleitos Alvacir Grooders (Guto despachante), do MDB, como vice-presidente; Greici Medina (PSD) como primeira-secretária; e Valmir Monteiro (PTB) como segundo-secretário. A chapa foi eleita com unanimidade dos votos.
Estância Velha- Em chapa única, o vice-presente do Legislativo em 2023, o vereador Jacob Immig (PTB), foi eleito para conduzir os trabalhos na Câmara estâncieense no último ano da atual legislatura. Ele substitui o tucano Douglas Bitencourt Homem. Com isso, a composição da mesa ficou definida com Immig na presidência, Antônio Worst (União Brasil) como vice-presidente, primeiro-secretário, João Gabriel Dilkin (PSDB) e segunda-secretária, Gabriele Martins (PDT).
Dois Irmão- O vereador Nilton José Tavares (PP) é o novo presidente da Câmara de Dois Irmãos para o exercício de 2024 . A chapa de Tavares foi eleita com seis votos favoráveis e três abstenções. A nova Mesa Diretora, que também conta com o vice-presidente Ramon Arnold (PP), secretários Elony Edgar Nyland (MDB) e Sergio Kroetz (PP), toma posse no dia 1º de janeiro. Até lá, o vereador Ederson Arantes Bueno (MDB), atual presidente da Câmara, segue no posto.
Igrejinha- O vereador Dirceu Linden Júnior (PSB), o Nuno, é o novo presidente da Câmara de Vereadores. O pedetista Carlinhos Michaelsen será o vice e o presidente da legislatura de 2023, Douglas Rodrigues Percoski (União), assume como secretário.
Taquara- Beto Lemos, do PSB, foi eleito presidente do legislativo taquarense a partir do dia 1º de janeiro. Completam a Mesa o vice-presidente, Telmo Vieira( PRD ) e Everton Gomes (PP), que se despedindo da vice – presidência em 2023, para assumir a secretaria em 2024.
São Leopoldo- A sessão de posse da mesa diretora de 2024 da Câmara de Vereadores de São Leopoldo ocorre hoje, às 19 horas. Será a terceira vez em que a vereadora Iara Cardoso (PDT), que está em quinto mandato, assume a presidência do Legislativo. Ainda integram a mesa em 2024 a vereadora Ana
Affonso (PT), como vice-presidente; e o vereador Alessandro Camilo (PSB), o Lemos, como secretário. A eleição ocorreu no último dia 20 de dezembro, em sessão extraordinária. Iara venceu uma eleição de duas chapas. Foram 8 votos para Iara Cardoso, e 4 votos para o vereador Gabriel Dias, que liderou a outra chapa. Houve uma abstenção.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags