O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estará no Rio Grande do Sul entre a noite desta quarta-feira (24) e a manhã de sábado (27). Ele terá compromissos em pelo menos seis cidades, informou na noite desta terça-feira (23) o deputado federal Luciano Zucco (PL).
Oficialmente a assessoria de Jair Bolsonaro não dá detalhes do roteiro que ele deverá cumprir no Estado. Esta será a primeira visita do ex-presidente no período de disputa por prefeituras e câmaras de vereadores. “Bolsonaro vai demonstrar sua consideração aos gaúchos”, disse Zucco nesta terça.
Segundo o deputado, Bolsonaro desembarca no meio da tarde no aeroporto de Jaguaruna, em Santa Catarina. “Foi bem difícil conseguir essa agenda. Os aeroportos estão muito limitados no Estado”, comentou o parlamentar, que irá pessoalmente buscar o ex-presidente em Santa Catarina.
Após rodar pouco mais de 300 quilômetros de carro até a Região Metropolitana, Bolsonaro deve começar seu roteiro em solo gaúcho por São Leopoldo. Até a noite desta terça-feira não havia definição quanto a horário e local.
Assessores não confirmam se a agenda será ainda na noite de quarta ou na manhã de quinta, que é feriado municipal em São Leopoldo pelo aniversário da cidade. Neste 25 de julho é comemorado o bicentenário da imigração alemã no Brasil.
Segundo o presidente do PL de São Leopoldo e pré-candidato a prefeito, Heliomar Franco, Bolsonaro fará uma visita de solidariedade aos leopoldenses por causa da enchente de maio. Não está prevista a participação do ex-presidente em ato político, informou Heliomar.
Na manhã de quinta Bolsonaro estará em Caxias do Sul, onde deve participar de carreata em apoio à candidatura de Maurício Scalco (PL) à Prefeitura local. Depois vai a Farroupilha, onde é esperado para almoço com o prefeito Fabiano Feltrin (PL), que não disputa a reeleição.
Da Serra Bolsonaro viaja para Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Lideranças do Vale do Taquari esperam ao menos uma rápida parada da comitiva do ex-presidente pela região. A expectativa é que seja em Estrela ou Lajeado.
Ainda na quinta-feira Bolsonaro deve participar de celebração pelo Dia do Colono em Santa Cruz. Na cidade também haverá evento político em apoio à candidatura de Sérgio Moraes (PL) à Prefeitura local. Sua principal adversária, Helena Hermany (PP), que busca a reeleição, também é alinhada com Bolsonaro.
O retorno para a Grande Porto Alegre está previsto para a manhã de sexta-feira (26), quando o ex-presidente deve passar por Sapucaia do Sul e Canoas. Na noite desta terça-feira, no entanto, apoiadores de Canoas já consideravam a possibilidade de cancelamento da agenda de Bolsonaro na cidade.
LEIA TAMBÉM
Em Porto Alegre, o ex-presidente terá almoço com apoiadores e, à tarde, deve conceder entrevistas. No fim da tarde participa de evento político na Casa do Gaúcho. É quando deverá ser confirmado o nome de Betina Worm, veterinária do Exército, como vice de Sebastião Melo (MDB) na busca pela reeleição.
O retorno a Brasília será na manhã de sábado. Bolsonaro deverá ir de carro da Região Metropolitana até Florianópolis, onde tem embarque previsto para o fim da manhã.