EXONERADA EM CANOAS

Beth Colombo: "Nem recebi bilhete azul, recebi direto o bilhete vermelho"

"Apenas recebi o contato de uma servidora dos recursos humanos me exonerando. Não houve conversa com o prefeito em exercício", relata ex-secretária

Publicado em: 22/12/2023 09:33
Última atualização: 25/12/2023 20:03

A exoneração da secretária da Educação de Canoas, Beth Colombo (Republicanos), foi uma das medidas de maior repercussão política na cidade, partindo da caneta do prefeito em exercício. Conforme Beth, a saída dela era uma decisão natural pelo vínculo que mantém com o prefeito afastado Jairo Jorge, mas teria faltado diplomacia no desligamento por parte de Nedy. A ex-secretária foi vice-prefeita nas duas gestões anteriores de Jairo, entre 2009 e 2016.

Beth Colombo Foto: PAULO PIRES/GES

“Foi na quarta-feira (20), por volta das 18h30. Não havia saído no Diário Oficial. Apenas recebi o contato de uma servidora dos recursos humanos me exonerando. Não houve conversa com o prefeito em exercício”, recorda a ex-secretária. “Nem recebi bilhete azul, recebi direto o bilhete vermelho. Foi um recado para o meu partido, de que virão mais exonerações por aí.”

Conforme a servidora aposentada, foi uma demissão inédita e uma transição, para a própria pasta, teria sido melhor que um corte abrupto. “Continuo querendo bem o novo governo, tenho 50 anos de Prefeitura, já ocupei vários cargos e nunca fui demitida, mas o currículo agora está completo: uma demissão, e da forma que foi feita”, aponta. “Fico preocupada com a educação de Canoas, mas deixei uma equipe muito competente de funcionários de carreira que saberão dar continuidade aos projetos.”

Um dos desafios apontados por Beth para a educação na nova gestão é o imbróglio relativo ao Sistema Estadual de Avaliação Externa da Educação (Saers), cujo desempenho dos alunos repercute no retorno de ICMS ao município. Na prática, são provas de avaliação dos estudantes entre 5 e 9 anos e a rede precisa atingir mínimo de 80% e participação. “A aplicação ocorreu entre outubro e novembro, mas, de 43 escolas, houve intercorrências em 21 relativa à falta de aplicadores, troca de datas”, alerta. “É de responsabilidade do Governo do Estado. Já notificamos o TCE e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) já manifestou apoio a Canoas.” 

A ex-coordenadora da 27ª CRE, Leany Maria de Conti, é a cotada para assumir a função na gestão de Nedy

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasCanoasPolítica
Matérias Relacionadas