O prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL), anunciou na manhã desta quarta-feira (11) mais quatro nomes que irão compor o seu governo a partir de janeiro. Beth Colombo (Republicanos) assumirá pela terceira vez a secretaria da Educação e Márcio Freitas (PRD) a da Assistência Social. Após disputarem o primeiro turno das eleições para a Prefeitura de Canoas e manifestarem apoio à chapa de Airton no segundo turno, ambos estarão no primeiro escalão.
Além deles, também foram anunciados os nomes de Alexandre Duarte de Chaves, o vereador Duarte (Republicanos), como secretário de Habitação e Marcos Daniel (PP) assume a Chefia de Gabinete do prefeito.
Para Airton Souza, a escolha dos novos secretários busca colocar pessoas com conhecimento nas respectivas áreas “Estamos formando uma equipe que nos ajude a transformar a nossa cidade e, para isso, precisamos de pessoas que tenham conhecimento em cada área. Queremos colocar Canoas em outro patamar, pois somos uma das cidades mais importantes do Rio Grande do Sul.” destaca o prefeito eleito.
Educação e reconstrução
Para Beth Colombo, o maior desafio será resgatar os mais de 6 mil alunos que não estão na rede municipal de ensino em 2024. “Não sabemos se esses alunos desistiram de ir para escola após a enchente, se trocaram de escola ou se saíram de Canoas. O primeiro passo será entender o que aconteceu, pois temos essa diferença de 6 mil alunos na comparação dos números do final de 2023 com agora, e Canoas nunca reduz seus alunos, sempre temos uma demanda muito grande”, destaca. Beth Colombo é professora aposentada, já foi vice-prefeita, secretária de Educação por três vezes e foi diretora de escola.
Já Márcio Freitas iniciou a vida pública em 2015 como subprefeito. Em 2016 foi eleito vereador e, em 2020, foi reeleito como o vereador mais votado da cidade, sendo presidente da Câmara em 2021. Além de ser formado em Gestão Pública, está cursando uma Pós-graduação em Serviço Social, pela Uniasselvi. “A prioridade da Secretaria de Assistência Social será trabalhar na reconstrução de Canoas. Se antes já enfrentávamos uma grande vulnerabilidade social, agora, ela está intensificada após a enchente. Precisamos reconstruir a nossa cidade e, para isso acontecer, precisamos de respostas imediatas para os problemas sociais que Canoas enfrenta”.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
Novas moradias
Na Habitação, Duarte destaca que a prioridade será a construção de novas moradias para dar dignidade aos canoenses. “Precisamos resolver a situação das pessoas que perderam sua casa na enchente, ver como está o andamento da política habitacional de Canoas e entender o porquê o repasse de recursos para a construção de 400 residências realizada pelo Governo do Estado para a Prefeitura de Canoas não foi utilizada pela atual gestão”, afirma. Duarte foi eleito vereador em 2020 e reeleito para o cargo em 2024. É autor do Programa Farmácia Solidária e fundador do projeto Gol de Placa, que ajuda crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no bairro Guajuviras, dentre outras iniciativas.
Com um papel estratégico no governo, Marcos Daniel ressalta a importância do diálogo da nova gestão. “Ser o elo entre o prefeito e as diversas áreas da gestão municipal exige interlocução e transparência. Teremos a responsabilidade de dialogar com todas as secretarias e com a população, a fim de garantir as melhores decisões que levarão Canoas ao patamar de estabilidade e crescimento que tanto almejamos”, destaca. Empresário e presidente do Progressistas (PP) de Canoas, Marcos Daniel já liderou as secretarias de Serviços Urbanos, Transportes e Mobilidade, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags