AGRICULTURA
Assembleia lança frente parlamentar em apoio ao cultivo sem solo
Uma das principais bandeiras do colegiado será formular projetos e divulgar iniciativas de desenvolvimento sustentável e a inovação na agricultura
Última atualização: 08/02/2024 14:38
Foi lançada nesta quarta-feira (7), em Porto Alegre, a Frente Parlamentar em Apoio ao Cultivo Sem Solo – Hidroponia no RS, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa (AL-RS). Formada por 28 deputados de diferentes partidos, o colegiado está alinhado com a proposta da nova Mesa Diretora da Assembleia Gaúcha, cujo foco da gestão está na reservação de água, irrigação e piscicultura. “Cada gota conta neste processo, e a hidroponia está aí para nos lembrar que podemos cultivar a partir da racionalização da água e dos espaços de plantio”, disse o deputado estadual Issur Koch (PP), presidente da frente em seu discurso.
O evento uniu representantes da AL-RS, representantes do setor hidropônico e pesquisadores da área. Considerada pioneira no país, a frente gaúcha sobre cultivo sem solo se propõe, conforme o parlamentar, a estimular o desenvolvimento sustentável e a inovação na agricultura. “O grupo de trabalho emerge como um marco crucial em nossa missão com o desenvolvimento sustentável e inovação na Agricultura. Este é um passo importante na promoção de práticas agrícolas modernas e eficientes, com ênfase especial no cultivo hidropônico”, completou Issur.
Afinal, o que é hidroponia?
A técnica, que chegou no Brasil na década de 80, utiliza estufas para a plantação de hortaliças folhosas e outras, que são nutridas por solução que circula dentro de um sistema hidráulico.