abc+

ELEIÇÕES

As estratégias dos candidatos a prefeito de São Leopoldo para os últimos dias de campanha

Prefeituráveis falam sobre a semana decisiva para o pleito municipal, que ocorre no domingo, 6 de outubro

Priscila Carvalho
Publicado em: 30/09/2024 às 14h:03 Última atualização: 30/09/2024 às 14h:03
Publicidade

Entramos na última semana das Eleições 2024. Faltam poucos dias para que a população vá às urnas e vote em seus representantes para as prefeituras e câmaras de vereadores em todo o Brasil, no domingo, 6 de outubro.

Urna eletrônica para o pleito do dia 6 de outubro



Urna eletrônica para o pleito do dia 6 de outubro

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Em São Leopoldo, cinco candidatos disputam o cargo de novo prefeito do município: Arthur Schmidt (MDB), Delegado Heliomar (PL), Hitler Pederssetti (Podemos), Manoel Bandeira Binoni (PSOL) e Nelson Spolaor (PT).

LEIA MAIS: Domingo de eleições municipais será de passe livre em São Leopoldo

Ao Jornal VS, eles avaliaram como foi a campanha até aqui e projetaram as ações para estes últimos dias antes do pleito. Acompanhe:

Arthur Schmidt

“Avaliamos que, até aqui, a campanha eleitoral de São Leopoldo tem seus pontos positivos. Entretanto, consideramos grave negatividade a tentativa de interdição do debate. Há quem não apresente proposição ou mesmo projeto de cidade, por uma campanha alicerçada em dizer que já venceu a eleição. Como democratas que somos, percebemos isso como temerário à solidez da troca de argumentos exigida em um processo eleitoral, além de um claro desrespeito ao eleitor”, destacou. “Para sequência da campanha, mantemos o caminho de propor reais soluções para São Leopoldo, em diálogo com a população”, concluiu.

Delegado Heliomar

“Estamos fazendo uma grande campanha, e isso é motivo de orgulho e emoção para mim. A caminhada tem sido muito positiva, ouvindo as pessoas e com a adesão crescente da população. Temos recebido tanto carinho dos leopoldenses que pedem por união e mudança neste momento. Ao lado da Regina Caetano, apresentamos o nosso plano de governo que está fundamentado na reconstrução do município e falamos muito sobre o potencial de São Leopoldo para ser uma grande cidade”, iniciou. “Nos próximos dias, vamos intensificar a presença nas ruas levando nossas propostas e nossos projetos diretamente à população. Conheço cada rua da nossa cidade, conheço as pessoas que perderam tudo nas enchentes e sei, acima de tudo, que com muito trabalho é possível reconstruir São Leopoldo e torná-la uma cidade bem melhor”, completou.

Hitler Pederssetti

“A campanha vem sendo gratificante e desafiadora. Ter uma candidatura independente e com poucos recursos nos fez priorizar o corpo a corpo, contato direto com o eleitor e muitas visitas. Nessa reta final, vamos intensificar os trabalhos, levar as propostas através das redes sociais, andar pelos bairros com nossos candidatos a vereador, conversar com cada leopoldense que nos encontrar e levar nossas propostas”.

Manoel Bandeira Binoni

“O processo eleitoral leopoldense revela o aspecto de extrema desigualdade e injustiça sob a distribuição de verbas provenientes do fundo de campanha para as candidaturas a prefeito da cidade. A discrepância alcança valores exorbitantes, pois quando um candidato recebe R$ 800 mil, outro recebeu somente R$ 28.500,00, o que revela o aspecto extremamente antidemocrático. Enquanto cada eleitor, o valor do voto corresponde a um voto, já para os candidatos o valor econômico varia 30 vezes entre o mais e o menos beneficiado financeiramente. A eleição transformava-se numa concorrência desequilibrada. O final de campanha terá a função pedagógica de demonstrar a democracia afundando”.

Nelson Spolaor

“Nossa campanha está muito positiva e motivada. Diariamente, temos apresentado nossos compromissos e dialogado com a comunidade, percebendo o interesse das pessoas em participar deste processo democrático e escolher um futuro seguro para São Leopoldo. O carinho e acolhimento nos bairros e vilas são impressionantes. Nos próximos dias, intensificaremos o contato com o eleitor nas comunidades e também nas redes sociais, reafirmando o pedido de voto no 13 para a cidade não cair em aventura.”

VEJA: Qual é o valor da multa se não votar? Saiba o que fazer caso não consiga justificar a ausência

Grupo Sinos promove novo debate nesta quarta-feira

Na noite da próxima quarta-feira (2), a Central Grupo Sinos de Eleições promove o segundo debate entre os prefeituráveis leopoldenses. O encontro ocorre a partir das 20h, nos estúdios da rádio ABC 103.3 FM, com transmissão ao vivo no site abcmais.com e YouTube e redes sociais.

Calendário eleitoral

A reta final do calendário eleitoral começou no sábado (21), quando, 15 dias antes da eleição, começou a proteção a candidatos, que não poderão ser presos, exceto em flagrante. A partir desta terça-feira (1º), a proteção se estende aos eleitores, que não poderão ser detidos, salvo em flagrante. Além disso, é o último dia para a verificação dos sistemas de votação.

Nesta segunda-feira (30), é o último prazo para o registro de pesquisas de opinião pública.

Na quinta-feira (3), encerra-se a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, bem como a realização de comícios. Na sexta-feira (4), é o último momento para propaganda paga em jornais e Internet.

Já no sábado (5), a propaganda eleitoral é proibida, e as atividades de distribuição de material e uso de alto-falantes devem ser encerradas. Neste dia, também ocorre a escolha das seções eleitorais que passarão pela auditoria da votação.

Finalmente, no domingo, 6 de outubro, é o dia das eleições. A votação ocorre das 7h às 17h.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade