SOB NOVA DIREÇÃO
Após renúncia, MDB elege nova executiva municipal
Divergências no partido e saídas mexeram na configuração da legenda
Última atualização: 20/03/2024 09:33
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) elegeu nesta segunda-feira (18) Luis Vanderlei Barte como o novo presidente da sigla em Novo Hamburgo. A diretora municipal de Habitação, Andiara Zanella, e o diretor de Trânsito da Prefeitura de Novo Hamburgo, Eliseu Raimundo, assumem como 1º e 2º vice-presidente, respectivamente.
ELEIÇÕES 2024: Fora do MDB, vereador Luz diz não ter pressa para escolher novo partido
O grupo será responsável por liderar o partido nas eleições municipais deste ano. A eleição foi realizada na sede do partido, no bairro Rio Branco. Em seu discurso, Barte destacou que a nova diretoria vai dedicar esforços na promoção do diálogo e na construção de ideias. "Vocês podem ter certeza que não dar nenhum passo sem antes consultar vocês [executiva municipal]. Porque aqui tenho muitas pessoas com experiência que podem colaborar", disse destacando nomes conhecidos da legenda como o advogado Ruy Noronha, membro do colegiado.
A definição ocorreu exatamente dez dias após a renúncia do presidente, do primeiro vice e do tesoureiro da executiva municipal, que teriam mandato até maio de 2025. O então presidente, Deiwid do Amaral, foi convidado "a sair" da legenda pelo presidente estadual, Fábio Branco.
Entenda a polêmica
Ao lado de Paulo Kopschina e do vereador Inspetor Luz, Amaral fazia parte da ala emedebista que defendia a pré-candidatura de Giovani Feltes a prefeito de Novo Hamburgo ou, então, a realização de prévias. Kopschina inclusive havia se lançado como pré-candidato. No entanto, diante de um impasse com a ala ligada à prefeita Fatima Daudt, a direção estadual do MDB interveio e o grupo de Deiwid, Kopschina e Luz acabou saindo do partido. Com esse movimento, a ex-prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, ficou como a provável pré-candidata do MDB ao governo local.