abc+

CORRIDA ELEITORAL

Airton Souza recebe apoio de Marcio Freitas no segundo turno

Candidato do PL conquistou a preferência da chapa eleitoral do PRD

Taís Forgearini
Publicado em: 07/10/2024 às 16h:46 Última atualização: 07/10/2024 às 19h:35
Publicidade

O primeiro apoio político declarado neste segundo turno foi para a chapa Airton Souza (PL) e Rodrigo Busato (União Brasil). Marcio Freitas (PRD), que ficou em quinto lugar, com 10.121 (6,93%) dos votos, anunciou que apoiará a campanha do adversário de Jairo Jorge (PSD) no pleito que ocorre no dia 27 de outubro, em Canoas.

Apoio foi o primeiro deste segundo turno



Apoio foi o primeiro deste segundo turno

Foto: Divulgação

Algumas horas após a apuração das urnas, o Marcio e Altair Stello (PRD), que foi candidato a vice-prefeito, declararam como fatores determinantes para a tomada de decisão a motivação pela mudança e o comprometimento com a reconstrução de Canoas.

“Primeiro, minha campanha foi pela mudança, como não fui para o segundo turno meu apoio é pela mudança, pela verdade, pela moralização dos recursos públicos e por um prefeito que possa governar por 4 anos. O futuro prefeito Airton de Souza tem uma coordenação de campanha e planejamento, assim convocado, estarei de coração nas ruas somando, minha entrega será total, pois nossa gente merece respeito”, destacou Marcio Freitas.

Airton comemorou o primeiro apoio e a aproximação com outras legendas.

“Já fechamos com o PRD, do Marcio Freitas, e estamos avançando com outras siglas. Tenho certeza que vamos ampliar o nosso bloco de apoio. O nosso campo político estava dividido entre quatro candidaturas no primeiro turno, vamos também dialogar com esses eleitores. O resultado da eleição mostrou que a população deseja mudança”, completou o candidato do PL.

No primeiro turno, Airton obteve 35,26% (51.472) dos votos válidos e Jairo recebeu 29,74% (43.442) dos votos em Canoas. Diante do resultado, o clima entre as campanhas deixou em evidência que as peças do tabuleiro político começaram a ser movidas. A busca pelo apoio das chapas que não avançaram para a segunda etapa já está em curso.

Airton reforçou que planeja herdar os votos das candidaturas de centro e de direita. No entanto, Jairo enfatizou estar aberto para conversas com todos que participaram do primeiro turno. Os próximos dias serão decisivos para ambas as chapas na conquista de apoio e votos.

Chapas que não avançaram

O terceiro prefeiturável mais votado no primeiro turno foi Campiol (Novo), com 18.814 (12,89%) votos. Já Beth Colombo (Republicanos) recebeu 15.313 (10,49%) votos, Marcio Freitas (PRD) 10.121 (6,93%) e Rodrigo Cebola 6.824 (4,67%).

Na votação para prefeito, foram 16.588 (9,37%) votos em branco e 14.382 (8,13%) votos nulos. Estavam aptos a votar 259.593 eleitores canoenses. A soma dos votos em branco, nulos e entre os seis candidatos totalizou o comparecimento de 176.956 eleitores. A abstenção foi de 82.637 eleitores.

Apoio em aberto

Em contato com as assessorias dos partidos dos ex-candidatos a prefeito (a) Beth Colombo (Republicanos), Campiol (Novo) e Rodrigo Cebola (Psol), a sinalização foi de apoio indefinido até a tarde desta segunda-feira (7).

Por meio de nota, a assessoria de Beth informou que, até o momento, não há definição. Já o presidente do Novo, Francisco Rypl, afirmou que será realizada uma reunião na noite desta segunda-feira. Rodrigo Cebola comunicou que será feita uma reunião com o diretório do partido na noite desta terça-feira (8).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade