O prefeito interino de Canoas, Cris Moraes (PV) reuniu a imprensa na manhã desta segunda-feira (11) para divulgar as ações executadas ao longo dos primeiros 15 dias na gestão do município.
FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Aberto a perguntas, o encontro com os jornalistas acabou servindo também para que fossem esclarecidos questionamentos a respeito da atual gestão, que tem como cerne o governo do prefeito afastado Jairo Jorge (PSD).
Cris fez questão de deixar claro que grande parte do mérito do trabalho executado ao longo dos últimos 15 dias faz parte do empenho de profissionais que já estavam na prefeitura de Canoas e que deram continuidade aos trabalhos. Ele garantiu não manter contato com o prefeito afastado, embora a cautelar não impeça nenhum tipo de comunicação.
“Não achei prudente a aproximação, mas sou um entusiasta da gestão do prefeito Jairo Jorge”, elogiou. Já quanto ao vice-prefeito Nedy de Vargas Marques (Avante), também não há nenhum contato, esclareceu Cris, que acredita que a comunicação esteja bastante limitada devido à internação de Nedy. “Ele não está se comunicando com ninguém. Ele precisa se recuperar da saúde”, disse.
Cris assumiu o cargo no dia 24 de novembro diante do novo afastamento de Jairo decidido pela Justiça e da hospitalização do vice, que passou por um procedimento no coração. Mesmo garantindo estar pronto para transmitir o cargo a qualquer momento, o prefeito interino avalia ser importante que Nedy esteja bem para retomar o cargo devido às exigências impostas pela função.
“A cidade precisa de um prefeito que esteja aqui, que viva os problemas da cidade. Porque é tudo muito dinâmico. Uma hora é fogo, uma hora é água”, salientou.
Preocupação com a economia
Secretário da Fazenda de Canoas, João Portella participou da coletiva com o prefeito interino e esclareceu pontos a respeito da gestão. Ele mostrou preocupação em especial com o déficit de R$ 300 milhões da cidade, mas voltou a defender que todo município enfrenta grande dificuldade nos recursos, já que as finanças estão se “deteriorando” por meio de decisões do Estado, União e Judiciário. “Hoje, os municípios fazem o que podem para manter os 25% de repasses para a educação e 15% para a saúde”, frisou. “Porque a pandemia alterou muito o quadro e desde 2019 há queda na arrecadação e os repasses são insuficientes.”
O secretário não deixou de mencionar também o impacto que as mudanças na gestão da cidade, sofridas nos últimos anos, têm causado na administração. “A falta de continuidade é terrível para a gestão”, avalia. “Mesmo que o prefeito Cris tenha afinidade em termos de gestão, como o prefeito Jairo.”
Trabalho
Como resultado de 15 dias de trabalho em Canoas, o prefeito interino divulgou a reforma elétrica do Centro Esportivo São Luís; a revitalização da Praça São Vicente e na Praça Cândido Vignochi; a reforma do telhado da Escola Municipal Pinto Bandeira; a instalação do playground da Praça da Figueira; a criação de oito novas praças ao ar livre; a liberação do trecho 7 da Perimetral Oeste; e mais uma dúzia de autorizações para início de serviço.
“Sei que não é comum montar uma apresentação baseada em 15 dias de trabalho, mas a gente precisava mostrar a continuidade dos trabalhos e o que estava fazendo”, explicou.
Cris ainda lembrou da viagem a Brasília visando obter recursos do PAC. “Falamos com os responsáveis pelo Ministério da Saúde para criar esta aproximação com Brasília e obter recursos no apoio para projetos”, defendeu.
LEIA TAMBÉM